TRE envia servidores para o interior

Funcionários do Tribunal, munidos de notebook, vão trabalhar em comunidades distantes de Manaus

Eduardo Asfora, iG Amazonas |

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai enviar neste sábado 350 servidores para trabalharem junto às comunidades isoladas no Estado nas eleições de domingo (3). Eles vão atuar na apuração dos votos, cuja apuração o TRE acredita concluir em três horas. Para isso fez uma simulação ontem em Manaus.

Os funcionários do TRE-AM vão utilizar o recurso de transmissão de dados via satélite. “Essa simulação foi justamente para evitar imprevistos no dia 3 de outubro, para que possamos finalizar a apuração no tempo estimado de três horas,” disse Jander Valente, secretário de tecnologia da informação do TRE.

Os servidores vão receber um notebook equipado com o software adequado e um moldem para transmitir os dados de qualquer ponto do interior para Manaus. O TRE informou que os votos das comunidades mais distantes serão os primeiros a serem computados. Em 2008, Manaus foi a primeira capital do País a finalizar a apuração.

Em 2010 a Justiça Eleitoral pretende contabilizar 95% dos votos logo após o encerramento do pleito. Conforme a Justiça Eleitoral, esse percentual permitirá conhecer os resultados aos cargos majoritários de Presidente da República, Senador e Governador. Os votos para os candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual serão conhecidos apenas às 22h. O cálculo é mais complicado, de acordo com o TRE.



    Leia tudo sobre: eleições amtre amservidoresapuração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG