TRE do Acre incentiva estudantes locais

Desembargador Arquilau Castro lamenta que bacharéis de outros Estados ocupem as vagas da Justiça do Acre

Menezes y Morais iG Brasília |

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Arquilau de Castro Melo, afirmou nesta sexta-feira que os estudantes de outros Estados “estão ocupando as vagas oferecidas pelos concursos locais. Nada contra quem é de São Paulo ou Brasília, pelo contrário.” O desembargador acrescentou:

“O que queremos é que os nossos alunos também tenham sucesso nos estudos. Nos concursos para juiz e promotor, por exemplo, a grande maioria das vagas (do Acre) fica para os estudantes e profissionais de outros centros. Ora, se os livros são os mesmos e a qualidade do ensino não é tão diferente assim, o que falta é dedicação e força de vontade por parte dos nossos alunos.”

E fez um pedido: “por isso, estudem, e estudem muito.” As declarações do desembargador foram feitas durante a visita que um grupo de seis estudantes universitários do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (UFAC) fez ao TRE nesta sexta-feira, para conhecer o funcionamento da Justiça Eleitoral.

De acordo com o TRE, os alunos assistiram à sessão no plenário, conheceram a estrutura interna do Tribunal, alguns dos procedimentos administrativos e processuais. Participaram da visita: Luiz da Silva Souza, Manoela Souza Leite, Rodrigo Oliveira dos Santos, Thalles Vinicius de Souza, Larissa de Melo Coelho e Nick Andrew Pereira.

Estrutura da eleição

Ainda de acordo com o TRE, os universitários falaram sobre o que viram e sentiram no tribunal. Para Thales Vinicius de Souza, do décimo período de Direito, a visita foi “uma grande oportunidade para conhecer como funciona toda essa estrutura em época de eleição”.

Para ele, o aspecto mais interessante da visita foi constatar que o “trabalho de excelência desenvolvido pela justiça eleitoral do Acre, como a gente ouve falar lá fora, é realmente um fato”. Para Larissa Coelho, do oitavo período de Direito, a visita “será um incentivo precioso para o nosso futuro no judiciário.”

    Leia tudo sobre: eleições actre acarquilau melo acbacharésufac

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG