TRE divulga votos dos ¿fichas-sujas¿

Com o fim da apuração de todas as urnas no Pará, Tribunal anuncia votação de Jader Barbalho e Paulo Rocha

Nayanne Santana, iG Acre e Rondônia |

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou no início da noite o percentual de votos dos dois candidatos chamados “fichas-sujas no Pará pela Justiça Eleitoral: Jáder Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT), que disputam vaga no Senado. Jader tem 67,06% dos votos, o segundo mais votado para o Senado.

Jader fica atrás de Flexa Ribeiro (PSDB), reeleito senador com 67,73% dos votos. Paulo Rocha (PT) foi o terceiro mais votado, com 64,59%. Os resultados parciais de Jader e Rocha não foram divulgados durante a apuração por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois candidatos tiveram seus registros de candidaturas impugnados pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.

Recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), perderam e foram ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde aguardam julgamento de suas candidaturas.Diante do impedimento, quem pode assumirá a segunda vaga no Senado a candidata Marinor Brito (PSOL), que obteve 27,11% dos votos.

Para ter direito ao mandato Jader precisa de um parecer favorável do STE, se o julgamento não for realizado até a data de diplomação dos eleitos, permanece a decisão do TSE e Jader fica impedido de assumir a vaga.

Segundo turno

A totalização dos votos também confirmou o segundo turno entre os candidatos ao governo, Simão Jatene (PSDB), que teve 48,92% dos votos e Ana Júlia Carepa (PT), com 36,05%. Até os últimos momentos da apuração o quadro estava indefinido. O candidato tucano esteve muito perto de se eleger no primeiro turno. Os votos brancos e nulos somaram 6,31% e o índice de abstenção foi de 21,18%.

    Leia tudo sobre: eleições pajader parocha paana júlia pajatene pa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG