TRE conscientiza eleitores em Manaus

Triubnal faz audiência pública para esclarecer população sobre importância do voto responsável

Eduardo Asfora, iG Amazonas |

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realiza de hoje e até a próxima sexta feira (24) audiência pública intitulada “Eleições Limpas 2010.” A primeira foi no auditório do Centro de Convivência da Família, Zona Norte da capital. A segunda será na Zona Leste, que concentra cerca de 124 mil eleitores, o maior número da cidade.

De acordo com o TRE, o objetivo da audiência é proporcionar a “conscientização do voto responsável nos bairros.” A desembargadora Maria das Graças Pessoa, presidenta do TRE, abriu o evento hoje. E disse que este encontro aproxima a sociedade do órgão e da realidade política, além de ressaltar que vivemos em uma democracia.

“A ideia é mostrar o papel fundamental do cidadão nas eleições, como fiscal das irregularidades as quais possam ocorrer durante o pleito deste ano,” afirmou a desembargadora Maria das Graças. O projeto pretende envolver a população em todo este processo, o qual vai escolher os dirigentes do Estado e do País.

Área populosa

De acordo com o cientista político e professor Gilson Gil, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), este tipo de atividade é importante, ainda mais quando é executada em áreas populosas como as Zonas Norte e Leste.

“Os locais mencionados são sempre alvo dos candidatos, pois através de promessas e benefícios acabam se elegendo. Por isso, é muito bom o esclarecimento sobre a necessidade de exercer o voto de forma correta e lima,” disse o professor.

Quem foi ao avento aprovou a iniciativa. É o caso da pensionista Eunice Neves Vieira, 73 anos. Segundo ela, receber informações de profissionais que não estejam ligados a nenhum partido vai ser determinante no dia 3 de outubro.

Eleitor do futuro

“Uma oportunidade assim não aparece todo dia. Aproveitei para fazer várias perguntas e tirar dúvidas,” disse. O jovem William Marques, 17 anos, declarou que “aprendeu” sobre o programa Eleitor do Futuro. “É algo muito bom, pois ensina a exercer o nosso direito de forma consciente,” afirma.

A programação da audiência consiste em um treinamento da utilização da urna eletrônica, coordenado pela comissão de divulgação do TRE. São realizadas também apresentações de dois painéis; "Compra de Votos/Condutas Vedadas" e "Como Votar/ Propaganda Irregular".

    Leia tudo sobre: eleições amtre amaudiência públicapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG