'Todo mundo pode votar, é só querer', diz cadeirante em São Paulo

Morador de rua por 15 anos e em cadeira de rodas desde criança, artesão diz que nunca deixou de comparecer às urnas

Lectícia Maggi, iG São Paulo |

Flávio Torres
O artesão Jorge José da Silva, de 48 anos. Ele morou nas ruas por 15 anos e, apesar de usar cadeira de rodas desde criança, nunca deixou de votar
Mesmo durante os 15 anos em que morou nas ruas de São Paulo e Rio, o artesão Jorge José da Silva, de 48 anos, afirma ter comparecido a todas as eleições. “Nunca faltei”, diz. Se não, questiona ele, como pode querer que a situação mude?

Silva, que anda de cadeira de rodas desde criança por causa de uma poliomelite, afirma que nenhuma dificuldade de locomoção é desculpa para deixar de votar. “Aqui, todos podem, é só querer”, diz, referindo-se à Faculdade de Direito São Francisco, no Largo São Francisco, região central da capital paulista. O local possui entrada de acesso a deficientes e elevador.

Segundo Silva, por conta dos dirigentes, sua situação tem melhorado. “Antes eu morava na rua e nunca nenhum prefeito se ligou, não aparecia ninguém para nos ajudar”, conta ele, que nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em orfanatos e não conheceu sua família biológica. Em 2008, afirma ter sido resgatado da rua quando estava com tuberculose e “quase morrendo”.

“Fui levado para o hospital, estava com 28 kg e fiquei sete meses internado.” Hoje, recuperado, mora no albergue Boraceia, também no centro, e faz artesanatos com materiais recicláveis para sobreviver. “Minha situação está melhor. Daqui mais um ano acho que nem do albergue vou precisar mais”, diz.

Sobre a política e a situação atual do País, afirma se manter informado pela internet. “Uso telecentro da Prefeitura, nem jornal leio mais, vejo tudo na internet”, afirma, acrescentando que torce para que o Brasil melhore “cada dia mais”.

“Tomara Deus que o Brasil escolha o melhor para todos, independentemente de quem escolhi, que o povo escolha o melhor. Melhor não só para mim, mas para todos.”

    Leia tudo sobre: eleições sp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG