Título de eleitor será obrigatório para votar em outubro

Cidadãos que solicitaram inscrição ou transferência do documento devem recebê-lo até o dia 25, de acordo com o Código Eleitoral

Agência Estado |

Diferentemente de anos anteriores, quando o voto era permitido mediante apresentação de documento com foto, o título de eleitor será indispensável para a votação em outubro. Obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, idosos com mais de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos, o voto que ajudará a escolher o próximo presidente do Brasil, os governadores de cada Estado, dois senadores e deputados estaduais e federais só será válido se o eleitor apresentar, junto com o título, um documento com foto que comprove sua identidade.

Entram nessa lista o RG (ou identidade funcional), certificado de reservista e carteira nacional de habilitação. "Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação", determina o 3º. parágrafo do artigo 91-A, da lei número 9.504/97.

Até dia 25, os eleitores que solicitaram inscrição ou transferência do título de eleitor para votar em outubro já devem ter recebido o documento, segundo prevê o Código Eleitoral. Eleitores que ainda não solicitam a segunda via do título poderão fazê-lo no máximo até dia 23 de setembro, 10 dias antes do pleito, por intermédio da internet ou se dirigindo a um cartório eleitoral.  As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Acontece no dia 26 de julho o 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010 . Saiba aqui como participar.

    Leia tudo sobre: eleiçõeseleitortítulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG