Tião Viana é o novo governador do Acre

Senador petista conquista 49,16% dos votos, numa disputa apertada que gerou tensão nos eleitores

Nayanne Santana, iG Acre e Rondônia |

O senador Tião Viana (PT) é o novo governador do Acre. Com 95,20% das urnas apuradas, o ex-líder do governo Lula no Senado deixa a vaga de senador para o suplente, o jornalista Aníbal Diniz (PT), ex-secretário de Comunicação do Acre, para assumir o governo no dia 1º de janeiro.

Tião Viana disputou a eleição com Tião Bocalom (PSDB) – que conquistou 158.668 votos, 49,16% do total – e Gouveia Tijolinho, que obteve 999 (0,31%). Esses resultados surpreenderam o próprio governador eleito. As pesquisas de intenção de votos não apontavam um resultado tão apertado entre os candidatos ao governo do Estado.

O cenário construído em alguns momentos da apuração fez com que a disputa entre Tião Viana e Bocalom (PSDB) ficasse urna a urna. Por um momento Bocalom ultrapassou Tião Viana e os ânimos se exaltaram. No microblog Twitter os eleitores acreanos demonstravam surpresa com o resultado dos votos. Os eleitores que estavam reunidos em locais onde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) disponibilizou telões.

Todos tinham olhares estavam atentos a cada atualização de contagem de votos. Ao chegar às urnas dos municípios da região do Vale do Juruá, Tião Viana saiu na frente e o risco de haver segundo turno no Acre voltou a ser descartado.

Quem é

O futuro governador do Acre é médico com dourado em infectologia pela Universidade de Brasília (UnB). Tião Viana foi eleito em 1998 senador da República pelo Estado do Acre com 52% dos votos válidos e reeleito em 2006 com 88%.Durante seu segundo mandato Tião foi vice-presidente do Senado por duas vezes e ocupou interinamente a sua presidência e do Congresso Nacional, de outubro a dezembro de 2007.

Tião também foi líder do PT no Senado, líder do Governo Lula, relator da Comissão de Orçamento e Finanças e responsável pela Lei de Diretrizes Orçamentárias que norteará o Governo Brasileiro em 2011. O novo governador é irmão de Jorge Viana (PT), também eleito neste domingo para o cargo de Senador pelo Acre.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG