Skaf 'expande' seu tempo de TV na internet

Com poucos minutos do candidato no horário eleitoral, Duda Mendonça busca atrair audiência com convidados na web

Piero Locatelli, iG São Paulo |

Paulo Skaf, candidato do PSB ao governo de São Paulo, tem apenas um minuto e vinte segundos, três vezes por semana, no horário eleitoral gratuito na televisão. Diante do tempo exíguo nos veículos tradicionais, o empresário tenta aumentar o seu tempo de propaganda com a internet.

Ao final dos programas de Skaf na TV, o eleitor é convidado a participar de uma discussão com o candidato em um chat na internet que começa logo depois do programa eleitoral. No programa hospedado em seu site, Skaf é filmado enquanto responde a perguntas de internautas durante meia hora.

A empreitada é capitaneada pelo marqueteiro Duda Mendonça em um dos estúdios em que Skaf grava para a TV com uma equipe que soma mais de uma dúzia de pessoas.

Divulgação
Skaf e Marcelinho Carioca em chat na internet
Se a estrutura é parecida com a das gravações de TV, a audiência não é. O horário eleitoral na televisão, na sua estréia, teve audiência média de 45 pontos na Grande de São Paulo – o equivalente a 2,5 milhões de televisores ligados. O programa na internet, porém, teve pouco mais que 8 mil acessos na sua última edição, realizada com o ex-jogador Marcelinho Carioca, candidato a deputado federal pelo PSB.

Duda diz ter consciência de que a internet sozinha não ganha uma eleição. Ele chama de modismo a empolgação exagerada com a internet e diz que, ao contrário do que muitos pregam, não foi a rede de computadores que elegeu Obama. “A importância está crescendo, mas ainda não é tudo isso”, diz ele.

O marqueteiro, porém, acha que o gasto com o programa na Internet vale a pena. A audiência dele está crescendo constantemente desde a primeira edição. A esperança é de que ela continue aumentando no próximo mês, até o dia 3 de outubro. Skaf se mostra empolgado com a iniciativa. Ele diz que a audiência pode chegar a “40 mil, 100 mil espectadores” até o fim da eleição. O seu site, diz ele, suporta até 1 milhão de acessos simultâneos.

Além disso, na avaliação da equipe de Duda, o simples fato de o candidato anunciar que irá continuar a discutir as suas propostas após o programa da televisão já é bem visto pelo eleitor. Mesmo que o telespectador não entre no site para participar do chat, isso mostraria um compromisso maior do candidato.

A avaliação dos programas é feita a partir de quatro grupos de pesquisas qualitativas com telespectadores. Dois deles ficam na capital do Estado e outros dois são itinerantes pelo interior.

Convidados ilustres

Para alavancar a popularidade do candidato, o programa conta com convidados mais conhecidos do público do que Skaf – que oscila entre 2% e 3% nas pesquisas de intenção de voto em São Paulo.

O primeiro evento com um convidado contou com Marcelinho Carioca na última segunda-feira. Enquanto o ex-jogador de futebol respondia perguntas sobre o estatuto do torcedor e sua entrada na política, Skaf tentava ganhar um ar descontraído. O empresário brincava com eleitores que perguntavam sobre o tamanho do seu nariz e respondia sobre temas recorrentes da campanha, como pedágio, salário de professores e infra-estrutura.

A vinda do filiado mais conhecido do partido, deputado federal Ciro Gomes (CE), a São Paulo está em negociação e sua participação com Skaf pode ocorrer dentro de uma ou duas semanas.

Artistas sem ligação nenhuma com a política também deverão ser recrutados. Entre eles, o rapper Negro Rauls e o ex-BBB Ralph Krause.

    Leia tudo sobre: eleições spskafmarcelinho carioca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG