Siqueira recebe apoio de índios Xerente

Silvícolas divulgam carta aberta de adesão ao tucano, a quem chamam de ¿Kasuwamri¿

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

O candidato a governador do Tocantins Siqueira Campos (PSDB) recebeu hoje o apoio dos índios Xerente do Estado à sua candidatura. Os silvícolas divulgaram uma carta aberta à sua comunidade manifestando apoio ao tucano. Uma cópia do documento foi entregue a Siqueira na cidade de Miranorte, onde cumpriu agenda de campanha.

Na “Carta aberta dos Xerente ao Kasuwamri Siqueira Campos”, os indígenas fazem referência aos últimos escândalos envolvendo o Tocantins. “Estamos vendo tudo pela televisão,” diz um trecho do documento. Os índios justificaram o apoio a Siqueira como um contraponto a esta situação.

E acrescentaram: “O povo Xerente lhe respeita e considera porque o senhor nunca desrespeitou o seu povo, o seu Estado, o senhor nunca expôs o Estado do Tocantins negativamente na mídia nacional como estes últimos governos fizeram”.

Siqueira foi batizado pelos Xerente com o nome de “Kasuwamri” na década de 70, quando ele era ainda candidato a deputado federal pelo antigo norte goiano e percorria a região em campanha pela criação do Estado do Tocantins.

A palavra Kasuwamri significa literalmente “palha (de coqueiro) de tamanho médio”, mas tem um valor simbólico maior, de “homem que dá abrigo a muita gente; homem que protege os outros e que acolhe,” explicaram os indígenas.

    Leia tudo sobre: eleições tosiqueira toxerenteapoio político

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG