Siqueira conquista o quarto mandato

Tucano se reelegeu governador do Tocantins com menos de 1% dos votos de diferença sobre Carlos Gaguim

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

Com o encerramento da apuração dos votos das eleições pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) agora a pouco, o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) foi eleito governador do Estado com menos de 1% dos votos, numa disputa considerada acirrada com o governador e candidato à reeleição Carlos Gaguim (PMDB). Na última estatística, ele tinha 50,5% contra 49,5 dos votos do adversário.

Agora só falta a divulgação oficial por parte do TRE. Mas Siqueira falou após o final das apurações como governador, eleito para ao quarto mandato, numa disputa palmo a palmo pelos votos. O tucano reafirmou compromisso de “reestruturar o Estado,” logo após o resultado final das eleições.

Disse que suas prioridades para os próximos quatros anos são “tirar as crianças das ruas e trazê-las para a escola”. E reafirmou que vai criar 18 escolas de tempo integral e 18 hospitais regionais. Disse que as 18 regiões administrativas que pretende implantar vão possibilitar a descentralização do Governo e dar mais independência às ações administrativas.

“Seria um espécie de subgovernadoria em cada uma dessas regiões.” Depois, em tom irônico, afirmou que no Governo não terá mais um “Zé promessa,” referindo-se ao governador Carlos Gaguim (PMDB).

Agroindústria

Em linhas gerais, Siqueira disse que vai estimular os polos agroindustriais para fortalecer a atividade industrial, agregar valor à produção primária e gerar emprego, reduzir a carga tributária e criar a “tarifa verde de energia elétrica para beneficiar os produtores rurais.”

Anunciou que está nos planos o repasse à iniciativa privada da construção da eclusa para transposição da Usina Hidrelétrica de Lajeado. “Vamos dar condições ao empresariado regional para desenvolver as plataformas da Ferrovia Norte-Sul e a ZPE de Araguaína.”

Para o setor do meio ambiente, Siqueira disse que pretende criar Áreas de Proteção Ambiental (APAs), com normas para que essas áreas não fiquem sem função. A ideia é criar um fundo para remunerar serviços ambientais. O tucano defende a transposição do Rio Tocantins para o Nordeste. Para ele,a iniciativa resolveria o problema da seca no Sudeste do Tocantins, com as barragens dos rios Manoel Alves e Arraias.

    Leia tudo sobre: eleições tosiqueira totre toquarto mandato

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG