Siqueira anuncia metas para agricultura

Candidato ao governo do Tocantins promete recriar projeto ¿Lavoura comunitária¿ para desenvolver cultura da soja

Menezes y Morais, iG Brasília |

“Vou voltar o projeto Lavoura Comunitária enquanto vocês terão uma Agência de Fomento efetivamente a serviço de vocês", prometeu o ex-governador do Tocantins e candidato à reeleição Siqueira Campos (PSDB) à cerca de 200 agricultores, conforme nota da sua assessoria. Siqueira lembrou que o Tocantins “é um dos maiores exportadores de soja do país."

No entanto, acrescenta, essa atividade "não gera receita com esse comércio, porque não há agregação de valor por meio da industrialização. Eu apoio quem trabalha e sei que vocês são como uma locomotiva do desenvolvimento.” O candidato fez estas promessas aos representantes da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), que agrega 200 produtores rurais, principalmente da cultura da soja.

Aos agricultores de Pedro Afonso, disse ainda que "é preciso atrair indústrias para o Estado.” Caso seja eleito, prometeu “uma política de incentivo inovadora e ousada, mas esse plano só será concluído ouvindo vocês, que são responsáveis pela produção." Ricardo Cury, presidente da Coapa, declarou apoio ao candidato. Conforme sua assessoria, Cury teria declarado:

“O senhor criou o Prodecer, que nos possibilitou os investimentos na produção da soja. Vamos apoiá-lo para que depois possamos trabalhar juntos. Hoje os produtores não têm apoio do governo e temem a queda na produção agrícola e na economia.” Siqueira disputa com o governador Carlos Gaguim (PMDB), da coligação “Força do Povo.”

    Leia tudo sobre: eleições tosiqueira-toagriculturasoja

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG