Simão Jatene é o novo governador do Pará

Tucano conseguiu 56% dos votos válidos contra 43% de Ana Júlia. Jatene diz que terá boa relação com Dilma

Pollyanna Bastos, iG Pará |

Simão Jatene, do PSDB é o novo governador do Pará. A apuração das urnas ainda não foi totalizada, mas pela matemática, a atual governadora do estado, Ana Júlia Carepa (PT) não consegue superar o número de votos do adversário. Com pouco mais de 90% das urnas apuradas, Jatene aparece com 56% dos votos contra 43% da candidata petista.

A eleição de Jatene confirma uma tendência que vem desde o primeiro turno, quando o candidato quase levou a disputa com 48% dos votos. A vitória do tucano também foi apontada no decorrer de toda a campanha por pesquisas do Ibope e do Instituto Veritate.
O veredito das urnas

Reijeção

Os adversários contestavam os números e acusavam o Ibope de falha na coleta de dados, chegaram inclusive a afirmar nesta reta final que pesquisas internas do PT mostravam uma "virada eleitoral" em favor de Ana Júlia, mas as urnas provaram o contrário.

Jatene foi governador do Pará durante quatro anos, entre 2003 e 2006, ao fim do mandato o PSDB optou por não tentar uma reeleição e apresentou Almir Gabriel, que havia governado o Pará por oito anos antes de Jatene para concorrer nas eleições de 2006.

Apesar de ser considerado até hoje o governador mais bem avaliado na história política do Pará, Almir foi derrotado no segundo turno por Ana Júlia. Este ano a governadora veio em busca da reeleição e mesmo contando com a maior base aliada em número de partidos, não conseguiu superar o alto índice de rejeição ao seu governo.

Na tentativa de virar o jogo, fez alianças polêmicas, entre elas Duciomar Costa (PTB), atual prefeito de Belém, cujo governo acumula 70% de rejeição entre os moradores da capital e Almir Gabriel, o adversário histórico, que rompeu com o partido tucano e até hoje divide opiniões se ajudou a candidata a ganhar votos ou perder credibilidade entre os eleitores.

Problemas sociais

Simão Jatene volta ao antigo posto com o desafio de governar o estado que está no último lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação no Brasil (Ideb) e a maior taxa de homicídios do Brasil, entre muitos outros problemas econômicos e sociais.

Jatene também vai ter que construir uma boa relação com a presidente eleita Dilma Rousseff (PT), uma das maiores críticas de sua gestão anterior era justamente o relacionamento ruim com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG