Serra volta a Pernambuco para festa do PMDB

Tucano vai ao Estado natal do presidente Lula para o lançamento da pré-candidatura de Jarbas Vasconcelos ao governo

Nara Alves, enviada a Olinda |

Pela segunda vez desde que iniciou a pré-campanha presidencial, o presidenciável tucano José Serra irá a Pernambuco, Estado natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na tarde desta sexta-feira, em Olinda, Serra marcará sua presença no lançamento da pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo.

Com Jarbas na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, Serra garante palanque no Estado em que a aprovação de Lula é quase unânime, 97%, segundo pesquisa Vox Populi/Band. A festa em Olinda repete o slogan usado pelo tucano: "Com Jarbas, Pernambuco pode mais".

Assim como o companheiro de partido Orestes Quércia em São Paulo, Jarbas rejeita a aliança nacional do PMDB com a pré-candidata petista Dilma Rousseff. " Vou de Serra de qualquer jeito ", disse Jarbas ao iG . O PMDB, que indicou o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP), para a vaga de vice na chapa petista, ameaça intervir no Estado para barrar o apoio do senador ao tucano.

"Já que não lança sua candidatura própria a presidente, desde que o PMDB virou uma geléia geral, o Michel Temer e a direção agora querem impor ao PMDB fidelidade artificial", disse Jarbas . O senador aceitou candidatar-se ao governo após três pedidos de José Serra.

Depois da primeira passagem de Serra em Pernambuco, a intenção de voto de Serra no Estado caiu de 28% em janeiro para 26% em maio, segundo a pesquisa . Já Dilma oscilou positivamente, de 50% em janeiro para 54% em maio. A candidata à Presidência do PV, senadora Marina Silva (AC), foi de 4% para 3%.

Jarbas Vasconcelos enfrentará nas urnas o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição. Campos tem 57% das intenções de voto, segundo o Vox Populi/Band, contra 28% de Jarbas. A sondagem mostrou que tanto Campos quanto Dilma estão ancorados na popularidade de Lula.

Além de Jarbas, que já foi duas vezes governador e duas vezes prefeito de Recife, a chapa de apoio a Serra terá a deputada estadual Mirian Lacerda (DEM) na vaga de vice-governadora e o senador Marco Maciel (DEM), que concorre à reeleição. O PPS e o PMN também compõem a chapa. O nome que ocupará a outra vaga ao Senado ainda não foi definido.

    Leia tudo sobre: José SerraPernambucoJarbas VasconcelosPSDB

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG