Serra: 'Recebemos com respeito a voz do povo nas urnas'

Clima de decepção toma conta do escritório central da campanha do candidato derrotado

Nara Alves, iG São Paulo, e Ricardo Galhardo, em Brasília |

Derrotado na eleição presidencial, o ex-governador José Serra escolheu seu comitê de campanha, no centro da capital paulista, para fazer seu primeiro pronunciamento após o resultado das urnas. Antes de se dirigir ao local, Serra passou a tarde reunido na casa de Andrea Matarazzo, um de seus aliados maos próximos e atual secretário municipal de cultura, na companhia de sua mulher, Mônica, do candidato a vice, Indio da Costa (DEM-RJ), do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

Já em seu comitê de campanha, no Edifício Joelma, Serra abriu seu discurso cumprimentou a rival petista Dilma Rousseff. Visivelmente abatido, ele disse respeitar o resultado das urnas. "Os eleitores falaram. E nós recebemos com respeito e humildade a voz do povo nas urnas", afirmou o tucano.

Serra telefonou a Dilma para cumprimentá-la pela vitória no mesmo momento em que a petista iniciava seu discurso de comemoração. Quem atendeu o telefone foi o coordenador da campanha Antonio Palocci, que avisou ao tucano que a presidenta eleita não poderia atendê-lo naquele momento.

Muito abatidos com a vitoria da Dilma, os militantes se dividiam no fim da tarde de hoje entre tentar justificar a derrota culpando ou não o papel do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG). Em Minas, o tucano perdeu por cerca de 20 pontos percentuais.

Apesar de culparem Aécio, muitos militantes chegam a ponderar a seguinte perspectiva: "Agora a gente vai ter que esperar quatro anos pelo Aécio, e ainda torcer para ele não mudar de partido". Além do péssimo desempenho de Serra em Minas, os tucanos ressaltam que esperavam uma abstenção maior no Nordeste, onde a petista teve seu melhor desempenho.

    Leia tudo sobre: eleiçõeseleições serrapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG