Serra: queda de Erenice prova que denúncias não são eleitorais

Candidato diz que demissão da ministra foi o 'primeiro passo' para a punição de todos os responsáveis envolvidos em escândalo

Nara Alves, enviada a Campinas |

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse hoje em Campinas que a demissão da ministra chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, mostra que as denúncias não tiveram cunho eleitoral. “A prova é que o governo foi obrigado a afastar essa toda-poderosa ministra”, afirmou. Segundo ele, a queda de Erenice foi o “primeiro passo” para que o governo puna “todos os responsáveis diretos e indiretos” envolvidos nas denúncias de formação de suposto lobby conduzido pelo filho da ministra.

“É o primeiro passo. Tem que ver as investigações agora porque, até ontem, estavam dizendo que era uma jogada eleitoral”, afirmou Serra. Para o candidato tucano, a punição dos culpados tem a ver com “os rumos do Brasil”. Ele voltou a lembrar que a Casa Civil já foi palco de outros escândalos durante o governo Lula e afirmou que, se eleito, não permitirá que isso se repita. “Eu nunca deixei que se formassem grupos como esses. Como presidente, não permitirei que a Casa Civil continue nessa rota de escândalos”, afirmou.

Serra acusou o governo de “jogar areia nos olhos dos brasileiros” ao dizer que as denúncias tinham como principal objetivo prejudicar a campanha da candidata do PT Dilma Rousseff.

"Fumaça e fantasia"

Ao falar sobre as questões da região de Campinas, Serra voltou a criticar o projeto do trem bala que ligaria Campinas, São Paulo e Rio. Classificou a proposta de “fumaça e fantasia”. Segundo ele, “isso sim foi coisa eleitoral”. Na área de transporte, ele defendeu a construção de uma ferrovia que ligaria São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba.

Ele criticou também a falta de investimento no aeroporto de Viracopos pelo governo federal. Serra disse que o aeroporto atende cerca de 3 milhões de pessoas por ano, mas poderia atender de 60 a 70 milhões de pessoas por ano. O candidato propôs a concessão privada do aeroporto para melhoria da infraestrutura na região.

As declarações do tucano foram feitas após caminhada na região central de Campinas na tarde desta quinta-feira. Durante a caminhada, cumprimentou eleitores e conversou com populares sobre suas propostas nas áreas de educação e transporte. Antes da caminhada, deu entrevista para o SBT local.

    Leia tudo sobre: pleito 2010eleições serraeleições dilmaerenice

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG