"Serra mudou opinião sobre Zona Franca", diz Marina

A candidata do PV deu entrevista coletiva após debate na CNI. Ela disse ser a favor da área de livre comércio

Adriano Ceolin, iG Brasília |

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse nesta terça-feira que o tucano José Serra mudou seu posicionamento sobre a Zona Franca de Manaus. O presidenciável do PSDB tem defendido nesta pré-campanha que a área de livre comércio tenha prazo indeterminado.

“O Serra mudou de opinião. Antigamente ele tinha uma visão bastante crítica em relação à Zona Franca como senador. Eu posso estar cometendo uma injustiça, mas me parece que na época ele tinha uma posição crítica”, disse Marina, que é senadora em segundo mandato pelo Acre _Estado vizinho ao Amazonas

De sua parte, Marina afirmou ser favorável à área de livre comércio. “A realidade convenceu o governador José Serra que a Zona Franca é um bom empreendimento para o Estado do Amazonas”, disse. “Eu sempre tive uma posição favorável. Temos de olhar como sendo uma das principais responsáveis pelo Amazonas ter o menor índice de desmatamento”.

Durante a Assembleia Constituinte, José Serra (PSDB) votou a favor do texto que manteve a Zona Franca de Manaus funcionando por 25 anos. A votação ocorreu por acordo. Em princípio, a bancada do Norte defendeu que o prazo fosse indeterminado, como quer Serra agora. Na época,  ele integrava a bancada do Sul e Sudeste que trabalhou contra uma Zona Franca eterna.

Caso Gabeira

A candidata do PV teve de voltar à polêmica sobre o veto a faixas com o nome dela no lançamento da candidatura ao governo do Rio de Janeiro de Fernando Gabeira (PV), que tem o apoio do PSDB e do DEM. Ela, no entanto, preferiu deixar que o dirigente do partido Alfredo Sirkis fizesse explicações mais detalhadas.

Sirkis disse outros candidatos também enfrentam problemas com alianças nos Estados. Citou, por exemplo, Dilma Rousseff (PT). “No Rio, a Dilma tem dois candidatos a governador: Sérgio Cabral (PMDB) e Anthony Garotinho (PR)”, disse.


    Leia tudo sobre: SerraMarinazona Franca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG