Serra faz duras críticas à política econômica

Em palestra para 500 empresários em São Paulo, o pré-candidato do PSDB atacou a política econômica do governo Lula

Nara Alves, iG São Paulo |

Em palestra para 500 empresários no Exame Fórum, no hotel Unique, em São Paulo, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, fez duras críticas à política econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O tucano criticou a falta de investimento do governo. Segundo o ex-governador, o Brasil tem uma das menores taxas do mundo. Pela manhã, a petista Dilma Rousseff falou aos empresários , sem críticas, com a apresentação de uma série de propostas para elevar o Brasil à condição de quinta economia do mundo, tema do evento.

AE
Serra critica governo na palestra a empresários
O pré-candidato voltou a acusar o governo federal de loteamento político. “O que aconteceu no governo federal é gravíssimo, especialmente nas agências reguladoras. (...) As agências passaram a ser um ponto de estacionamento para políticos sem mandato”.

Outro alvo de Serra foram as debilidades na infraestrutura. “O custo da soja é 50% maior que o da soja americana por causa do transporte”, disse. Criticou também a estrutura dos portos. “E o que dizer dos aeroportos?”, ironizou.

Sobre comércio exterior, o tucano afirmou que o dados revelam a “pouca agressividade do governo Lula”, e chamou o déficit de "galopante".

O pré-candidato questionou a falta de parcerias público-privadas e deu como exemplo as PPPs feitas na rodovias estaduais de São Paulo. De acordo com Serra, as únicas rodovias ruins são as federais, Fernão Dias e Régis Bittencourt. “Faltam planejamento e gestão nos investimentos governamentais”, disse.

A respeito da carga tributária, o tucano repetiu que a brasileira é a maior entre os países emergentes. O ex-governador criticou a associação entre a alta taxa de juros e o câmbio. “Essa combinação é desafavorável ao investimento”.

Além disso, Serra defendeu que o dinheiro de financiamento do BNDES não seja usado para estimular fusões com o dinheiro público.

    Leia tudo sobre: serrabndesdilmarodovias

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG