Serra e Marina vão estar juntos no palanque de Gabeira

Adversários na corrida presidencial, tucano e verde vão dividir o mesmo palco em benefício de coligação

Flávia Salme, especial para o iG Rio de Janeiro |

No próximo sábado (19) a coligação PV-PSDB-DEM-PPS oficializa a aliança que terá o deputado federal Fernando Gabeira candidato ao governo do Rio de Janeiro e o ex-deputado Márcio Fortes (PSDB) como vice. A maior atração, contudo, promete ser a participação dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) no mesmo palanque, em apoio a Gabeira.

“Não sei se os dois chegam juntos à convenção, mas certamente estarão juntos no mesmo palanque. Essa é que é a graça”, assegura o pré-candidato a vice na chapa, Márcio Fortes, que foi tesoureiro na campanha de Serra à Presidência, em 2002.

Ao todo, a coligação pretende lançar 140 deputados federais e 92 estaduais, já que não contará com a presença dos candidatos do PV. Os verdes preferiram sair isolados na disputa proporcional. Os nomes de todos que terão direito a participar do pleito pela aliança PSDB-DEM-PPS, contudo, ainda não estão definidos. Os partidos avaliam o potencial de votos dos pré-candidatos. O encontro será em Niterói, na Região Metropolitana do estado.

O DEM estima inscrever entre 25 e 30 candidatos a deputado federal e 40 para o Palácio Tiradentes, onde está instalada a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Os postulantes estaduais terão cerca de um minuto e 40 segundos na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Os federais, dois minutos e 30 segundos.

“Teremos bons puxadores de legenda, nossa expectativa é eleger entre quatro e cinco deputados federais, e três ou quatro estaduais”, diz o presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia, que concorre à reeleição.

O PSDB estima registrar a candidatura de 35 deputados federais e 45 estaduais. O partido aposta no lançamento da candidatura da vereadora Lucinha e da secretária de Assistência Social de Duque de Caxias, Claise Zito, como puxadoras de votos.

Estreante na disputa, Claise é casada com o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, presidente estadual do PSDB. Os candidatos deverão contar com o mesmo tempo de TV estimado para o DEM.

Já o PSS, que lançará o ex-deputado Marcelo Cerqueira candidato ao Senado, aposta na candidatura do ator e vereador Stepan Nercessian à Câmara dos Deputados. Especialistas que integram a aliança preveem que os candidatos a uma cadeira na Alerj deverão conquistar o mínimo de 28 mil votos para se eleger; para federal, 60 mil.

    Leia tudo sobre: José SerraMarina SilvaFernando Gabeira

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG