Serra e Marina são ignorados em programas de TV no MA

Até o ex-governador Jackson Lago (PDT) evitou fazer referência ao presidenciável tucano até o momento

Wilson Lima, iG Maranhão |

Após três semanas do início do horário eleitoral na TV, nenhum candidato no Maranhão fez qualquer referência aos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) em suas chamadas na TV.

No Maranhão, Serra apoia a candidatura de Jackson Lago (PDT). Existem declarações de apoio do pedetista já gravadas pelo tucano mas nenhuma delas foi utilizada até o momento. Apesar disso, há aproximadamente um mês, Lago afirmou ao iG que seria “interessante o uso de uma mensagem de Serra”. “Afinal, ele é contra o grupo político que apoia a minha adversária. É uma boa ajuda, sem dúvida”, afirmou Lago.

Candidatos a deputado estadual, a federal ou a senador também não fizeram referência a Serra na televisão. As únicas menções ao presidenciável tucano circulam em faixas e cartazes de alguns candidatos do PSDB a deputado federal e ao senado. Ainda assim de forma tímida. Apenas o candidato ao senado Roberto Rocha (PSDB), utiliza uma foto de Serra em seu cartaz de campanha.

Se as referências a Serra ocorreram apenas em cartazes, ainda que raramente, no caso de Marina Silva, o apoio não aparece nem mesmo em cartazes. Alguns candidatos do partido, que integra a coligação “O Maranhão não pode parar”, de Roseana Sarney (PMDB), aproveitam-se da aliança dos peemedebistas com o PT para vincular a sua imagem ao do presidente Lula (PT) e à da presidenciável Dilma Rousseff (PT). Um exemplo é o candidato a deputado federal Sarney Filho (PV), que tem anunciado em seus programas ser “amigo de Lula e aliado de Dilma” ao invés de fazer alguma menção à Marina Silva.

Analistas políticos afirmam que os candidatos estão evitando fazer referência à Marina ou a Serra em seus programas de TV em função da grande popularidade de Lula e Dilma no Maranhão. Segundo pesquisa Ibope realizada no final de agosto, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 26139/2010, Dilma tem 73% das intenções de votos no Maranhão, contra 13% de José Serra e 6% de Marina Silva.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG