Serra e Marina estarão no debate iG, MSN, Terra e Yahoo!

Dilma Rousseff optou por não participar do evento, o primeiro do gênero na eleição deste ano

iG São Paulo |

AE
Evento acontece em 26, às 15 horas, ao vivo pelos quatro portais
Os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) confirmaram sua participação no 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010 . A candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, optou por não participar.

O evento, uma iniciativa conjunta dos portais iG , MSN, Terra e Yahoo!, está marcado para o próximo dia 26 de julho, às 15 horas, com transmissão ao vivo pelos quatro portais.

Ao justificar a ausência, a assessoria de imprensa da campanha petista disse considerar inviável a participação de Dilma em debates com data anterior ao dia 5 de agosto, quando acontece o primeiro confronto entre presidenciáveis na televisão, organizado pela Bandeirantes.

“Louvamos a iniciativa dos portais por considerar a internet um importante instrumento de mobilização e de comunicação nas modernas democracias”, informou a campanha de Dilma.

A candidata se limitou a falar da ausência de forma indireta no seu Twitter. “Estou c/presença confirmada em pelo menos cinco debates,quatro em TV, um em internet. Sempre q possível, incluímos na agenda. Mas às vezes ñ dá”, dizia em mensagem enviada no fim da tarde desta quarta-feira.

A decisão de limitar o número de participações da ex-ministra da Casa Civil em debates é parte da estratégia comandada pela campanha petista para minimizar a exposição da candidata. O plano é o mesmo executado na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Na disputa daquele ano, Lula optou por participar apenas de alguns dos confrontos realizados com os demais candidatos à Presidência, entre eles o tucano Geraldo Alckmin.

Participação

O 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010 representa uma iniciativa inédita na internet brasileira. Juntos, os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! atingem 94% dos usuários da rede no País. O evento será inteiramente organizado com a ajuda dos internautas. Até agora, mais de 200 mil pessoas participaram da primeira enquete organizada pelos quatro portais e apontaram a segurança como o tema de maior importância na eleição deste ano.

Até o momento, já foram recebidas quase 10 mil perguntas de internautas para o debate, sem considerar as questões encaminhadas aos portais por meio do Twitter. No Facebook, em menos de 24 horas, 1.269 internautas confirmaram que pretendem acompanhar a transmissão do debate.

    Leia tudo sobre: Dilma RousseffJosé SerraMarina Silva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG