Serra compara Lula a FHC ao falar da ausência de reforma política

O candidato tucano prometeu se empenhar para aprovar a reforma política e implantar o voto distrital na próxima eleição municipal

Nara Alves, enviada a Pernambuco |

Em visita ao Recife (PE), o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (16) a uma rádio local e comparou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com Lula. Questionado sobre a ausência de uma reforma política nos dois governos, Serra disse que o petista e o tucano FHC são “iguaizinhos”, porque não queriam comprometer a aprovação de outros projetos do governo em virtude da reforma política.

“Ambos disseram que fariam ( a reforma política ), mas quando começa o governo você pensa ‘será que vou arrumar uma confusão aqui?’”, disse Serra. “Lula não fez porque ele é contra? Não. O Fernando Henrique a mesma coisa. Os dois são mais parecidos do que aparenta”, justificou Serra.

O candidato tucano prometeu se empenhar para que as próximas eleições municipais aconteçam por meio de voto distrital, em que cada região das cidades brasileiras eleja um representante para o parlamento local. Serra disse que o modelo distrital valerá apenas para as eleições municipais, pois ele entende que o modelo de votação proporcional utilizado para escolha de deputados federais e estaduais é adequado.

Questionado sobre a oposição que eventualmente seria feita pela tropa de choque dos senadores José Sarney (PMDB-AP), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Jader Barbalho (deputado pelo PMDB-PA) a respeito do projeto, Serra disse que vai "peitar" a oposição para que a reforma política aconteça. "Eu vou peitar a reforma política", frisou.

O coordenador da campanha do tucano, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), que acompanhava a entrevista, riu da afirmação do candidato e justificou mais tarde que "nenhum dos adversários ficaria na oposição caso Serra vença" o pleito de outubro.

O iG realiza no dia 26 de julho o 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010. Saiba aqui como participar.

    Leia tudo sobre: reforma políticaLulaFHCSerraeleiçõesvoto distrital

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG