Senadores não conseguem se eleger deputados

Serys Slhessarenko está entre aqueles que disputaram vaga na Câmara ou em Assembleias Legislativas, sem conseguir

Piero Locatelli, iG São Paulo

Quatro senadores que foram candidatos a deputado estadual e um que foi candidato a deputado federal não conseguiram se eleger neste ano. Dos seis que foram candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados, três não exercerão cargo legislativo nos próximos quatro anos. Outros dois foram candidatos a uma vaga em Assembleias Legislativas e somente uma se elegeu.

Entre eles, está a senadora Serys Slhessarenko (PT-MS). Eleita senadora em 2002 com 575.539 votos, a petista não conseguiu o aval da legenda para concorrer esse ano à reeleição, perdendo as prévias para Abicalil. Sem a opção de retornar ao seu cargo, perdeu também a eleição como candidata a deputada federal. Conseguiu uma votação de 78.543 votos e foi a sexta colocada no Estado, mas não conseguiu uma das nove vagas por causa do quociente eleitoral.

O outro senador eleito em 2002 que não conseguiu se eleger para a Assembléia do seu Estado foi Leomar Quintanilha. Senador mais votado no seu Estado em 2002, com 309.002 votos, o peemedebista obteve aproximadamente um vigésimo dos eleitores da eleição anterior -15.938 votos.

O senador Aldemir Santana (DEM-DF) também ficará sem cargo. Ele assumiu uma cadeira do Senado em 2007, quando Paulo Octávio assumiu como vice-governador do Distrito Federal. Ele obteve 45.712 na eleição deste ano e não conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados.

Suplente de Ana Julia Carepa (PT), o então vereador de Abaetetuba (PA), José Nery (PSOL-PA) assumiu o cargo em 2005, quando a petista foi eleita governadora do Pará. Apesar de ter ficado quatro anos na Casa, ele não conseguiu uma vaga de deputado estadual neste ano –foi o 84º mais votado do Estado, com 12.791 votos.

Almeida Lima (PMDB-SE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Sérgio Guerra (PSDB-CE) foram eleitos para a Câmara. A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) foi eleita para a Assembleia Legislativa do Ceará.

    Leia tudo sobre: eleiçõessenadocâmara

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG