Senado: Lindberg e Crivella lideram, segundo Ibope

Em terceiro lugar, Cesar Maia tem 10 pontos de desvantagem em relação aos primeiros colocados; Picciani vem logo atrás

iG Rio de Janeiro |

Depois de aparecer à frente do senador Marcello Crivella (PRN) nas pesquisas de intenção de voto na corrida ao Senado, Lindberg Farias (PT) manteve a liderança em uma nova rodada de pesquisa Ibope. O petista recebeu 36% das intenções de voto, seguido por Crivella, que registrou 33%. Com a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Lindberg pode ter entre 34% e 38%; Crivella, 31% ou 35%. O resultado mostra que ambos poderiam ser eleitos se as eleições fossem hoje.

O ex-prefeito Cesar Maia (DEM), que nos últimos levantamentos aparecia embolado na disputa com os dois primeiros colocados, recebeu 23% das intenções de voto, dez pontos percentuais a menos que o senador Crivella. O presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani, está com 20% das intenções, em quarto lugar.

O ex-pagodeiro Waguinho (PTdoB) registrou 6%. Marcelo Cerqueira (PPS), 3%; Milton Temer (PSOL), 2%; Clayton (PSTU) e Carlos Dias (PTdoB), 1%. Os demais candidatos não ponturam no levantamento.

A pesquisa mostra que eleitores que pretendem votar em branco ou anular seus votos somam 24%; indecisos saltaram de 34% para 35%, o que indica que 58% (6.722.062) dos eleitores no Estado ainda não escolheram em quem votar para a vaga. 

Cabral mantém as chances de vencer no primeiro turno

Na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) perdeu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento, mas ainda mantém a liderança com 55% e poderia vencer no primeiro turno. Fernando Gabeira (PV) permanece em segundo lugar, com 15%, um ponto percentual a mais em comparação à última enquete.

Fernando Peregino (PR) vem em seguida, com 3%, seguido por Eduardo Serra (PCB), Jefferson Moura (PSOL) e Cyro Garcia (PSTU), que estão com 1% cada.

Brancos e nulos somam 11%, enquanto os indecisos chegam a 12%, como no levantamento anterior.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (80054) e no Tribunal Superior Eleitoral (30254). O Ibope ouviu 1.806 pessoas entre terça (14) e quinta-feira (16).

    Leia tudo sobre: eleições RJpesquisa eleitoralibopecabralliderança

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG