Senado: Crivella tem 42% e Lindberg, 40%

Último levantamento do Datafolha mostra que os dois candidatos estão tecnicamente empatados; Cesar Maia tem 26% e Picciani, 20%

iG Rio de Janeiro |

Nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) sobre as intenções de voto para o Senado mostra que candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Lindberg Farias (PT) aparecem tecnicamente empatados na disputa. Crivella tem 42% das intenções de voto; Lindberg, 40%. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Crivella oscila 45% e 39% e Lindberg, entre 43% e 37%, e poderiam ser eleitos se as eleições fossem hoje.

O levantamento mostra que o ex-prefeito César Maia (DEM) aparece em terceiro lugar, com 26% das intenções, seguido de Jorge Picciani (PMDB), 20%. O ex-agodeiro Waguinho (PTdoB) aparece logo em seguinda, com 9%; Marcelo Cerqueira (PPS), 6%; Milton Temer (PSOL), 5% e Carlos Dias (PTdoB), 2%. Wladimir Mutt (PCB), Claiton (PSTU) estão com 1% cada um, enquanto que Heitor (PSTU) não pontuou.

De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somam 21%. Pelo menos 28% dos eleitores continuam indecisos, o que indica que 49% (5.678.983) ainda não sabem em quem votar.  A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. A soma dos resultados é maior que 100% porque o eleitor pode escolher dois candidatos para o Senado.

Coniderados votos válidos, Crivella tem R$ 28%; Lindberg, 26%

O Datafolha também divulgou um levantamento considerando apenas os votos válidos, que é o critério usado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Crivella, Lindberg, Cesar Maia e Jorge Picciani se manteem entre os quatro primeiros colocados.

O senador Marcelo Crivella contaria com 28% se as eleições fossem hoje; Lindberg Farias, 26%; César Maia, 17% e Jorge Picciani, 13%. Waguinho estaria logo atrás, com 6%, seguido de Marcelo Cerqueira, 4%. Milton Temer recebeu 3% das intenções de voto e Carlos Dias, 1%. Os outros candidatos não pontuaram.

Encomendada pela "TV Globo" e pelo jornal "Folha de S.Paulo", a pesquisa foi realizada nos dias 21 e 22 de setembro com 1.297 eleitores em 30 municípios do Rio. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral sob os números 81802/2010 e 31368/2010.

    Leia tudo sobre: eleições rjsenadopesquisa eleitoral

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG