Segundo turno: abstenção no ES sobe 3,5 pontos percentuais

20,93% dos eleitores não votaram neste domingo, enquanto 17,40% haviam deixado de comparecer às urnas no primeiro turno

Manuela Andreoni, iG Rio de Janeiro |

Em relação ao primeiro turno, a abstenção cresceu 3,53 pontos percentuais neste domingo (31) no Espírito Santo, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto no primeiro turno as abstenções corresponderam a 17,40% do eleitorado, nesta votação este número pulou para 20,93%. Assim como habitantes de outros 21 Estados, os capixabas tiveram um feriado prolongado nestas eleições.

Os Estados que tiveram feriadão seguiram a iniciativa do governo federal e resolveram adiar de quinta-feira (28) para sexta (29) ou segunda (1) o Dia do Servidor Público. Portanto, o fim de semana do segundo turno da eleição foi transformado em feriadão para milhares de funcionários públicos estaduais, já que na terça-feira é Dia de Finados.

Apesar de a campanha do presidenciável José Serra (PSDB) ter ficado preocupada com a mudança, o governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou que a mudança afetaria mais os eleitores de Dilma Rousseff (PT), já que os servidores votariam com o presidente Lula. Com 100% das urnas apuradas, Serra teve 50,83% dos votos e Dilma, 49,17% no Espírito Santo.

    Leia tudo sobre: eleições esabstençãovotaçãopleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG