São João é palco eleitoral no agreste de Pernambuco

Maratona de eventos que marcam tradicional festa da região é oportunidade de exposição para pré-candidatos ao governo do Estado

Nara Alves, enviada a Caruaru |

Agreste é a faixa semiárida coberta por caatinga que liga a zona da mata, no litoral, ao sertão. Esta foi a região escolhida pelos dois principais pré-candidatos ao governo de Pernambuco para passar o fim de semana, quando tem início a maratona de festas de São João, principal data no calendário do interior do Estado.

AE
O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na reunião do diretório nacional
Ao longo de todo mês de junho, dezenas de festejos serão palco da disputa eleitoral ao governo.
O atual governador e pré-candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), está em Caruaru, cidade conhecida como a capital do agreste. O ex-governador e maior oponente de Campos, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), está a cerca de 60 km de distância, no município de Belo Jardim, onde acontece outra grande festa de São João, na fazenda do deputado José Mendonça Filho (DEM).

Com larga vantagem nas pesquisas de intenção de voto, Eduardo Campos foi convidado pelo prefeito de Caruaru, José Queiroz de Lima (PDT), para a inauguração do Expresso Cidadão, serviço que facilita a retirada de documentos. Queiroz é o sucessor de Tony Gel (DEM), marido da pré-candidata a vice de Jarbas Vasconcelos, Miriam Lacerda (DEM). Este ano, a família Lacerda não participará dos festejos oficiais. “Faremos um São João particular”, diz Miriam, a deputada estadual mais votada na história de Pernambuco nas palavras de Jarbas Vasconcelos.

O pai de Miriam, Luiz Lacerda, torcedor veterano do Central de Caruaru, dá nome ao estádio de futebol do clube, o Lacerdão. É dono da rádio Liberdade, uma das principais emissoras do agreste. “Dizem que agora na Prefeitura os funcionários não podem mais ouvir a rádio Liberdade”, conta. Neste sábado, o governador aproveitou a passagem pela cidade para conceder uma entrevista à rádio controlada pela família Lacerda, da oposição.

O convite feito a Miriam Lacerda para integrar o palanque foi justificado por Jarbas por ser “um nome forte no interior” e pela “competente oposição que faz na Assembleia Legislativa”. Além disso, no entanto, a presença de Miriam rejuvenesce a chapa, composta também pelo senador Marco Maciel (DEM). Com ela, Jarbas quer conquistar o voto do sertanejo e da nova geração.

Aos 69 anos, o senador, que já foi duas vezes governador de Pernambuco e duas vezes prefeito de Recife, relutou em aceitar candidatar-se novamente. Já Eduardo Campos, de 45 anos, pretende reeleger-se mirando a sucessão presidencial em 2014. O senador tem a idade da mãe do governador pernambucano, a deputada federal Ana Arraes (PSB). Ana é filha do ex-governador pernambucano Miguel Arraes, do então MDB, que originou o PMDB, partido de Jarbas Vasconcelos, e o PSB, de Eduardo Campos.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG