João Henrique recebe os parabéns de Lula e começa a fortalecer alianças
26/10 - 22:03
Líliam Cunha, especial para o iG
O presidente Lula ligou para o prefeito reeleito de Salvador, João Henrique (PMDB), logo após a indicação da vitória do peemedebista sobre o candidato do PT, Walter Pinheiro. Na conversa, Lula parabenizou o aliado, que saiu de uma desconfortável situação para a primeira colocação, e disse que nesta terça-feira, dia 28, estará na capital para um compromisso oficial e aproveitará para cumprimentar João Henrique pessoalmente.
Satisfeito com o telefonema do presidente, o prefeito se esquivou quando questionando sobre a recomposição da aliança com o PT local, que o atacou e foi atacado duramente na campanha. “Ainda é cedo para discutir o assunto. Minha segunda gestão será de excelência e pretendo ter uma relação tranquila com todos os poderes. Da relação com o PT quem cuidará é o ministro Gedel Vieira Lima”, afirmou João Henrique. "A minha segunda administração sem bem melhor que a primeira”, emendou.
Parceira forte com Gedel Vieira
O prefeito não teria chegado tão longe sem o ministro da Integração Regional Gedel Vieira, o maior vitorioso dessa eleição. Ele derrotou não só o PT, do governador Jacques Wagner, mas o PSDB, de Antônio Imbassahy, além da herança do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, revestida na candidatura do seu neto, Antônio Carlos Magalhães Neto.
Gedel deixa a campanha com força suficiente para ser candidato a governador em 2010, uma dos nomes para o Senado numa aliança com o PT ou mesmo um salto maior caso o seu partido seja aliado do candidato do presidente Lula na sucessão de 2010. “Por enquanto, sou apenas um empregado de João Henrique”, afirmou o ministro. Nem tanto. Gedel é, atualmente, o político com maior influência na Bahia, e há quem acredite que ele pode herdar parte do espólio eleitoral de ACM.
Aliado de ACM Neto
Na coletiva, João Henrique agradeceu o apoio de ACM Neto e prometeu colocar em prática, como estava previsto no acordo, quatro propostas do democrata. “A primeira será a criação da secretaria de combate à violência”, afirmou o prefeito. Ele acha que a aliança com o DEM pode ser ampliada porque sem a figura emblemática de ACM fica mais fácil conversar com a oposição na Bahia.
Futura Press
João Henrique ao lado de Gedel Vieira, um dos grandes vencedores da eleição em Salvador
publicidade
27/10/2008 - 11:24
27/10/2008 - 10:15
Tensão domina partidos após resultado da eleição em Salvador
26/10/2008 - 22:09
26/10/2008 - 19:34
