Rosso consegue liminar para disputar convenção no PMDB-DF

Governador do Distrito Federal entra com mandado de segurança para participar da convenção como pré-candidato à reeleição

Adriano Ceolin, iG Brasília |

O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, conseguiu na madrugada deste sábado, no Tribunal de Justiça do DF, um mandado de segurança para disputar a convenção do PMDB-DF marcada para as 11 horas. A decisão liminar é do juiz de direito Ricardo Faustini Baglioli.

Rosso tenta ser candidato à reeleição. No entanto, o presidente do diretório regional do PMDB em Brasília, deputado federal Tadeu Filipelli, quer uma aliança com o PT e ser o vice na chapa do candidato petista ao governo Agnelo Queiróz. Na sexta-feira, a Executiva do PMDB local não aceitou o registro de candidatura de Rosso na convenção.

Segundo a Executiva, ao ser eleito governador indiretamente em abril deste ano, Rosso assumiu o compromisso de que não disputaria a reeleição.

“No entender da Comissão Executiva do PMDB-DF, [o registro de candidatura] foi recusado por significar uma quebra do acordo que o partido assumiu com outros nove partidos que assinaram o documento que ficou conhecido como ‘Carta de Brasília’. (...) [Ela] estabelecia que o candidato eleito para o mandato tampão não disputaria nenhum cargo nas eleições de outubro de 2010”, diz nota do partido.

Após a decisão do partido, Rosso e sua vice, Ivelise Longhi (PMDB), ingressaram com um mandado de segurança. Para Baglioli, “os impetrantes foram tolhidos do seu direito de apresentar pré-candidaturas, sem que para isso lhes fossem assegurados o direito à ampla defesa, ao devido processo legal e contraditório”

“Ante o exposto, defiro o pedido liminar para garantir aos impetrantes o direito a participar regularmente da convenção regional do PMDB no Distrito Federal, na data de 19 de junho de 2010, sendo igualmente assegurado aos impetrantes o direito de ter as suas candidaturas submetidas ao crivo da convenção”, conclui despacho de Baglioli.

A convenção do PMDB-DF tem inicio às 11 horas e previsão de término às 19 horas.

    Leia tudo sobre: RossoPMDB-DFConvenção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG