Roseana tem apoio de 93% dos prefeitos do MA

Apesar disso, candidata não possui a adesão dos três maiores colégios eleitorais do Estado

Wilson Lima, iG Maranhão |

Levantamento feito pela coligação “O Maranhão não pode parar” afirma que 203 dos 217 prefeitos maranhenses apoiam oficialmente a candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). Isso significa que 93,5% dos prefeitos, em todo o Estado, aderiram à campanha peemedebista.

Segundo o coordenador político da campanha de Roseana, Hildon Rocha, essa grande adesão dos prefeitos é consequência das ações executivas da atual gestão somadas a uma maturidade política dos gestores municipais, inclusive os de oposição. “A candidatura de Roseana agrega legendas díspares, pois seu projeto não tem cores partidárias. A candidata busca a união para continuar o processo, já iniciado, de desenvolvimento do Estado”, assinalou Hildo Rocha.

Apesar de ter o maior número de prefeitos apoiando a sua candidatura, Roseana não possui adesão dos gestores dos maiores colégios eleitorais do Estado. Os prefeitos dos três maiores colégios, São Luís, Imperatriz e Caxias, responsáveis 21,4% do eleitorado do Maranhão, aderiram à candidatura de Jackson Lago (PDT). O colégio eleitoral mais expressivo em prol da campanha peemedebista é Timon, que tem hoje 100 mil eleitores. Timon é o quarto maior colégio eleitoral maranhense.

Além disso, dos dez maiores colégios eleitorais (São Luís, Imperatriz, Caxias, Timon, Codó, São José de Ribamar, Açailândia, Bacabal, Santa Inês e Barra do Corda), Roseana é apoiada oficialmente em quatro: Timon, São José de Ribamar, Santa Inês e Barra do Corda. Os dez maiores colégios eleitorais são responsáveis por 32,95% dos votos do Estado inteiro. Em números, esses dez municípios respondem por um universo de 1,4 milhões de eleitores dos 4,3 milhões existentes em todo o Maranhão.

    Leia tudo sobre: eleições maroseana sarneyprefeitos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG