Roseana e Lago se dizem tranquilos e com a 'ficha limpa'

Adversários tiveram candidaturas impugnadas, que deverão ser analisadas esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Wilson Lima, iG Maranhão |

A governadora Roseana Sarney (PMDB) e o ex-governador Jackson Lago (PDT) manifestaram nos últimos dias otimismo quanto ao julgamento das impugnações de suas candidaturas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Ambos afirmam que estão com a "ficha limpa" e que devem disputar sem maiores problemas as eleições desse ano.

Enquadrado na Lei Complementar 135/2010, por ter seu diploma de governador do Estado cassado em abril do ano passado, Lago tem afirmado, em diversos eventos, que "ninguém tem a ficha mais limpa que ele." "Não tenho o que temer. Agora, se as forças dominantes conspirarem contra, vou recorrer até às últimas instâncias", tem reiterado Lago, em referência à Família Sarney, nos últimos eventos públicos de campanha.

Já Roseana Sarney, que teve sua candidatura impugnada pelo PSDB porque foi alvo de duas ações civis púbicas, afirmou no último final de semana que confia na Justiça Eleitoral e na sua "ficha limpa". "Olha, eu não tenho nenhum problema (relacionado à inelegibilidade). Agora, eu acho que o Tribunal tem sua visão e eu aceito qualquer decisão do tribunal", declarou a pemedebista.

Na semana passada, a corte do TRE-MA projetava para hoje o julgamento de Lago e para terça-feira o de Roseana. Entretanto, a expectativa é que Lago seja julgado amanhã e Roseana, quarta-feira. O TRE do Maranhão tem até quinta-feira para julgar todas as ações de cassação de registro de candidatura. Desde a semana passada, os juízes do TRE estão trabalhando em dois turnos para conseguir cumprir os prazos.

A tendência, no entanto, é que tanto Lago quanto Roseana tenham suas candidaturas ratificadas pelo TRE-MA. O próprio presidente da corte, desembargador Raimundo Cutrim, afirmou na semana passada ao iG que o princípio da irretroatividade da lei deve ser aplicada a todas as candidaturas impugnadas com base na Lei Complementar 135/2010.

    Leia tudo sobre: eleiçõesmaranhãoroseanajackson lago

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG