Pela primeira vez, levantamento indica aumento de vantagem de pemedebista sobre adversários

Levantamento do Ibope/TV Mirante divulgado hoje à noite apontou crescimento das candidaturas de Roseana Sarney (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Estado do Maranhão. A pesquisa indicou vitória da governadora em primeiro turno, com Dino na segunda colocação e Lago em terceiro.

Segundo os números do Ibope, Roseana que tinha 46% das intenções de voto na primeira quinzena de setembro, oscilou para 47%. Dino, que tinha 21% agora aparece com 23%. Lago, antes com 21% agora figura com 18%. Saulo Arcangeli (Psol), Marcos Silva (PSTU), tem 1% cada. Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuou. Votos brancos e nulos somam 4% e indecisos, conforme o instituto Ibope, 6%.

No levantamento dos votos válidos, conforme o Ibope, Roseana tem 53%, contra 25% de Dino e 20% de Jackson Lago. Os demais candidatos somados chegam a 2%. Em uma eventual disputa de segundo turno, segundo o Ibope, Roseana venceria tanto Dino, quanto Lago. Contra Dino, ela tem 51%; o comunista, 35%. Contra Lago, a pemedebista detém 55%; o pedetista, 31%.

Na disputa ao Senado, o ex-ministro Edison Lobão (PMDB) está na liderança com 48%, seguido de João Alberto, também do PMDB, com 38% das intenções de voto. José Reinaldo Tavares (PSB) aparece com 16%, Roberto Rocha (PSDB) tem 15% e Edson Vidigal, 13%. Noleto (PSTU), Paulo Rios (PSOL) e professor Adonilson (PSB) estão com 2%. Com 1%, aparecem Charles Vieira (PCB) e professora Socorro (PSOL). Não foram divulgados os números relacionados a votos brancos e nulos na disputa ao Senado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro, com um total de 1.204 entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) sob o número 37.368/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo 33.129/2010.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.