Romeu Tuma busca votos em reduto chinês na capital paulista

Trajado a caráter, senador participa de festival no bairro da Liberdade

iG São Paulo |

Candidato à reeleição, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) acompanhou o 32º Festival das Estrelas (São Paulo Sendai Tanabata Matsuri), realizado neste sábado (24) no bairro da Liberdade, em São Paulo. Trajado a caráter, o senador participou das solenidades de abertura do festival.

Agência Estado
O senador Romeu Tuma em abertura do 32º Festival das Estrelas (São Paulo Sendai Tanabata Matsuri)
O bairro é o principal reduto paulista de imigrantes e filhos de imigrantes japoneses, chineses e coreanos. Na região, diversas famílias orientais são proprietárias de estabelecimentos que vendem equipamentos eletroeletrônicos importados ilegalmente para o Brasil.

No mês passado, o filho do senador, Romeu Tuma Jr., foi demitido da Secretaria Nacional de Justiça após suspeitas de envolvimento com a máfia chinesa e de interferência na ordem de avaliação dos processos de legalização de estrangeiros no país a pedido de terceiros.

As acusações são de que Tuma teria envolvimento com Paulo Li, suposto chefe da máfia chinesa em São Paulo. Li é dono de academia de kung fu no bairro da Liberdade e deu aulas de artes marciais a policiais no período em que o senador foi superintendente da PF.

Após o escândalo a regularização de estrangeiros vai ter acompanhamento on-line, conforme anunciou o novo secretário, Pedro Abramovay.



Festival
Conhecido como a maior festividade tradicional do Japão no Brasil, o festival é inspirado na lenda da princesa Orihime e seu amado Kengyu, que se encontram uma vez por ano no mês de julho. Neste dia, as pessoas que participam da festa escrevem seus pedidos no tanzaku (papeleta colorida) e amarram no bambu para que o desejo seja realizado.

    Leia tudo sobre: Romeu TumaLiberdadecampanhareeleição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG