RJ: Candidatos montam estratégia para último debate na TV

Gabeira e Peregrino prometem não dar trégua a Cabral; governador diz que vai `manter o foco¿ e prestar contas do que fez

Flávia Salme, iG Rio de Janeiro |

Na corrida para levar a disputa ao governo do Rio de Janeiro para o segundo turno, os candidatos Fernando Gabeira (PV) e Fernando Peregrino (PR) já montaram a estratégia para enfrentar o governador Sérgio Cabral (PMDB) no último debate entre os candidatos, na TV Globo, nesta terça-feira (28).

À frente das pesquisas eleitorais, que o apontam com 60% das intenções de voto ( último levantamento Datafolha ), o governador Sérgio Cabral promete repetir o desempenho dos últimos debate na TV. "O candidato vai se preparar da mesma forma que para os outros debates de que já participou nesta campanha, ou seja, não há nada de especial", informa o candidato à reeleição por meio de sua assessoria de imprensa.

Gabeira não fala em detalhes sobre sua performance. "Se alguém tem estratégia, certamente não revela". Mas promete destacar os temas que elegeu como os mais importantes de sua campanha -- saúde, transporte, segurança e educação -- e apresentar uma retrospectiva de problemas do Estado que destacou na propaganda eleitoral.

Fernando Peregrino diz que vai manter o tom de crítica ao governo. Ao falar sobre o debate no site de sua campanha, ele diz que "conta com isso para provocar uma reviravolta na eleição do Rio e partir com tudo para o segundo turno".

Cabral 'paz e amor'

Diante das anunciadas críticas, o governador e candidato à reeleição promete não reagir. "Como nos debates anteriores, Cabral mostrará as suas propostas para o Estado e também o que já realizou no atual mandato", informam seus assessores. "O candidato tem realizações concretas para mostrar e um programa de governo para desenvolver, caso seja reeleito", afirmam.

Sérgio Cabral explica que não faz nenhuma preparação especial e diz que "eventualmente" pode repassar alguns pontos que abordará no encontro. "O contato com a equipe é constante, não há nenhuma reunião específica. Pouco antes de ir para o estúdio, ele pode eventualmente repassar alguns pontos que abordará", informam seus assessores.

O governador chegará ao estúdio da TV Globo, no Projac, em Jacarepaguá (zona oeste) acompanhado da mulher, a primeira-dama Adriana Ancelmo, do vice Pezão e dos senadores Francisco Dornelles (PP) e Regis Fichtner (PMDB), além de assessores. 

Gabeira vai tentar equilibrar críticas e propostas

O deputado Fernando Gabeira também diz que não pensa em nenhum preparativo especial para o último debate na TV. "Debate é prova final, você não inventa nada", diz o verde. "Vamos mostrar de maneira sintetizada tudo que apresentamos na campanha, os assuntos principais serão saúde, transporte, educação e segurança".

Indagado sobre como pretende convencer os eleitores das críticas que faz ao governo Cabral, Gabeira diz que vai tentar equilibrar os ataques com suas propostas. "Se bater apenas, fica limitado. Se fizer só propostas, também".

O candidato diz que vai insistir em perguntas que já foram feitas a Cabral em debates anteriores e que, segundo ele, não foram respondidas. "Mas imagino que será como nos outros debates: ele vai usar a evasiva", diz o verde, que seguirá para o debate acompanhado da mulher, Neila  e de assessores.

Peregrino: 'vou criticar o governo e apresentar propostas'

O candidato do PR, Fernando Peregrino, deve chegar ao debate acompanhado dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, que o lançaram à disputa pelo Palácio Guanabara. Sobre o evento, promete subir o tom contra o governador Sergio Cabral. "Vou fazer o mesmo que fiz nos últimos debates: criticar o governo e apresentar minhas propostas", conta.

O candidato diz que pode voltar a provocar o governador perguntando-o "se ele considera moral e digno" o fato de sua mulher, Adriana Ancelmo Cabral, advogar para duas concessionárias de serviços públicos de transporte, o Metrô Rio e a Supervia. "Se tiver espaço, volto a este assunto, sim", diz Peregrino.

    Leia tudo sobre: eleições RJdebatecabralGabeiraperegrino

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG