Rio tem três candidatos ao Senado embolados na liderança

Crivella tem 34%, enquanto César Maia e Lindberg apresentam 30% e 28% respectivamente. Cabral continua a vencer no primeiro turno

iG Rio de Janeiro |

A pesquisa do Ibope/"Estado"/"TV Globo" divulgada nesta sexta-feira (3) não trouxe grandes mudanças em relação à disputa pelo governo do Estado. No entanto, a concorrência pelas duas vagas do Senado esquentou: o senador Marcelo Crivella (PRB) abriu quatro pontos percentuais nas intenções de voto sobre o ex-prefeito do Rio César Maia (DEM). Os dois continuam empatados tecnicamente, dessa vez junto com Lindberg, que conseguiu alcançar os líderes. O que indefine as eleições para o Senado no Estado, já que são apenas duas vagas.

Crivella apresenta 34% e lidera as pesquisas. No entanto, com a margem de erro de 3%, se embola com César, que antes tinha 33%, e caiu para 30%. Também na disputa pelo primeiro lugar, a novidade é o ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Faria (PT), que subiu de 24% para 28%. Logo atrás do pestista, segue seu companheiro de coligação, o atual presidente da Alerj Jorge Picciani (PMDB), que subiu de 17% para 22%.

O candidato democrata vem caindo nas pesquisas desde julho, quando atraía 37% dos eleitores. Já Crivella teve 37%, foi a 30% e se recuperou com os atuais 34%. As apostas governistas, por outro lado, só fazem crescer. Lindberg saiu dos seus 21% em julho, para 24% em agosto e agora tem chances reais de ir para Brasília em 2011. Picciani teve ascensão ainda mais espetacular: saiu de 11%, para 17% e hoje subiu cinco pontos percentuais – mais do que todos os outros candidatos.

No entanto, continuam indecisos 26% dos eleitores fluminenses – uma queda brusca em relação aos 40% da pesquisa passada. Vão votar nulo ou branco um total de 30% do eleitorado. Waguinho (PTB) tem 6% e fica com quarto lugar. Marcelo Cerqueira (PPS), com 2%, empata com Milton Temer (PSOL). Carlos Dias (PTdoB) tem 1% junto com Wladimit Mutt (PCB). O candidato do PSTU, Heitor, permanece com 0%, acompanhado por seu companheiro de partido Claiton Coffy.

Cabral continua ganhando no primeiro turno

O candidato à reeleição Sérgio Cabral (PMDB) segue líder isolado na disputa pelo governo do Estado do Rio, com 58% das intenções de voto – dois pontos a mais do que a pesquisa de agosto. Apesar da campanha agressiva, o segundo colocado, Fernando Gabeira do PV, subiu apenas 1% e hoje atrai 15% do eleitorado fluminense.

Eduardo Serra, aposta do PCB, empata com Fernando Peregrino (PR) – os dois com 2% das intenções – e com o candidato do PSTU, Cyro Garcia, que tem 1%. Também com campanha agressiva de ataque à gestão de Cabral, Jefferson Moura (PSOL) não marcou pontos na pesquisa. Vão votar nulo ou branco, 11% dos eleitores. Permanecem indecisos 10%, em queda considerável em relação a agosto, quando representavam 16% dos votantes.

    Leia tudo sobre: Eleições RJpesquisaIbopeSenadoCrivellaCésar Maia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG