Richa promete Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Candidato tucano ao governo do Paraná vai seguir tendência nacional, diz Flávio Arns, vice na chapa de Beto

Francisco Camargo, iG Paraná |

O candidato Beto Richa (PSDB), da Coligação Novo Paraná, anunciou nesta terça-feira que pretende criar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para trabalhar pela inclusão social e o acesso das pessoas portadoras de deficiência a todos os bens, produtos e serviços. “Vamos trabalhar para tornar o Paraná uma referência para o Brasil nesta área, com uma visão moderna e humana”, afirmou Richa, ao lado do candidato a vice-governador, Flávio Arns. 

“O Paraná estará seguindo uma tendência nacional, como já acontece em São Paulo e como José Serra pretende fazer no Brasil, criando um Ministério para a área”, acrescentou Arns. “A Secretaria terá o papel fundamental de articulação com as demais áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, a favor da inclusão desse segmento.”

Conselho Municipal
Quando foi prefeito de Curitiba, Beto regulamentou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, para definir políticas municipais e trabalhar de forma integrada com obras e programas de outras áreas. Segundo o IBGE, cerca de 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Aplicada essa mesma proporção ao Paraná, chega-se a 1,5 milhão de paranaenses com algum tipo de deficiência.

Outros levantamentos do IBGE mostram que há muito por fazer para a inclusão das pessoas com deficiência. Enquanto a taxa de alfabetização de pessoas sem deficiência com mais de 15 anos chega a 87,1%, entre as pessoas com deficiência essa proporção cai para 72%. A taxa de freqüência escolar entre crianças até 14 anos sem deficiência é de 94,5%, mas pode cair para 61% em crianças da mesma idade com alguma deficiência física permanente.

No mercado de trabalho, a situação não é diferente. Do total de pessoas com deficiência em idade ativa, somente 1,6% estão no mercado formal de trabalho, segundo dados de 2008.

    Leia tudo sobre: beto richaflávio arnspsdbparaná

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG