Richa amplia vantagem sobre Dias no Ibope e Datafolha

Ibope mostra que diferença entre candidato tucano ao governo do Paraná e adversário do PDT passou de 13 para 16 pontos percentuais

Agência Estado |

selo

As pesquisas Datafolha e Ibope de intenção de voto, divulgadas nesta quinta-feira pela Rede Paranaense de Comunicação, afiliada à Rede Globo, apresentam mais um distanciamento favorável ao candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, em relação a seu principal concorrente, Osmar Dias (PDT). No Ibope, a diferença passou de 13 pontos percentuais da sondagem do dia 5 de agosto para 16, enquanto o Datafolha mostra que a vantagem de Richa é de 13 pontos, um a mais que no levantamento anterior, divulgado em 13 de agosto.

Pelo Ibope, Richa tem 50% da preferência dos eleitores paranaenses, enquanto Dias soma 34%. Os outros candidatos - Avanilson Araújo (PSTU), Luiz Felipe Bergmann (PSOL), Paulo Salamuni (PV), Robinson de Paula (PRTB) e Amadeu Felipe (PCB) - não tiveram 1% na pesquisa. Os votos brancos e nulos são 4% e os que não souberam ou não quiseram responder chegaram a 11%. Levando-se em conta apenas os votos válidos, Richa teria 59% e Osmar ficaria com 40%, o que daria vitória ao tucano no primeiro turno.

Realizada entre os dias 23 e 25, a sondagem tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1008 eleitores. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob número 19644/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo 25671/2010.

No Datafolha, Richa passou de 46% para 47%, enquanto Dias manteve os mesmos 34% da pesquisa anterior. Os outros candidatos também não somaram 1%. Os votos brancos e nulos passaram de 2% para 3%, enquanto os que não souberam ou não quiseram responder baixou de 16% para 15%.

A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 1.211 pessoas entre os dias 23 e 24. A pesquisa foi registrada no TRE-PR sob número 19550/2010 e no TSE, sob número 25427/2010.

Senado

O Ibope também fez pesquisa sobre as intenções de voto para o Senado. O ex-governador Roberto Requião (PMDB) lidera com 50% das preferências. É seguido por Gleisi Hoffmann (PT), com 42%, Gustavo Fruet (PSDB), com 20%, e Ricardo Barros (PP), com 14%. Os candidatos Sargento Ademir Pedrosso (PRTB), Gilberto de Araújo (PCB), Irineu Fritz (PTdoB), Luiz Piva (PSOL) e Rubens Hering (PV) tiveram 1%. Cláudio Timossi (PSTU) e Sargento Rivaldir Jensen (PRTB) não pontuaram.

    Leia tudo sobre: eleições preleiçõesrichadias

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG