Resultado das urnas confirma pesquisa Vox Populi

Apuração da eleição ficou dentro do previsto pelo instituto em pesquisa realizada e divulgada a um dia da eleição

iG São Paulo |

O resultado do segundo turno da eleição presidencial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma a última pesquisa Vox Populi/ iG divulgada um dia antes da eleição.

Com 99,28% das urnas apuradas, Dilma Rousseff (PT) tem 56% dos votos contra 43,9% de José Serra (PSDB). O resultado condiz com os números do Vox Populi coletados ontem. A candidata petista tinha 57% dos votos válidos na pesquisa contra 43% registrados pelo tucano, quando são desconsiderados os votos brancos, nulos e indecisos. A margem de erro era de 1,8 pontos percentuais e, portanto, os resultados das urnas estão dentro do previsto pelo levantamento.

A distância entre os dois candidatos foi de 12,1 pontos percentuais com quase todas as urnas apuradas.

O resultado está dentro da margem de erro da Vox Populi, que mostrava uma distância de 14 pontos entre os dois. A pesquisa ouviu 3.000 mil eleitores no dia 30 de outubro. Os dados do levantamento foram registrados na Justiça Eleitoral sob número 37.844/10.

Críticas do PSDB

Durante o segundo turno, o Vox Populi e outros institutos foram acusados por integrantes da campanha de Serra de produzir propositadamente resultados favoráveis a candidata petista. No Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro, Serra criticou o instituto. “A pesquisa de Vox Populi nós não levamos em consideração porque se trata de um instituto de confirmada falta de credibilidade que maquiou os resultados do primeiro turno inteiro. A realidade das urnas mostrou como eles estavam maquiando“, disse Serra.

No mesmo dia, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, classificou os institutos de “cabos eleitorais”. Nominalmente, Guerra citou apenas o instituto Vox Populi. “No primeiro turno, o Vox Populi se destacou mais que os outros. Não dava para acreditar que foi um erro. Foi uma safadeza”.

    Leia tudo sobre: eleições dilmaeleições serrapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG