Requião ameaça registrar candidatura à Presidência

Ex-governador do Paraná fez anúncio no mesmo dia em que Pessuti encontrou-se com Lula para discutir reeleição

Gabriel Costa, iG Brasília |

O ex-governador do Paraná Roberto Requião (PMDB) disse hoje que autorizou o senador Pedro Simon (PMDB-PR) a registrar sua candidatura à Presidência da República na convenção nacional do PMDB, marcada para o próximo dia 12.

A manifestação ocorre em meio à insatisfação de Requião com a indefinição no cenário eleitoral paranaense e com as posturas dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). “Não há ideologia, somente interesse eleitoral. Alianças sem propostas comuns, só interesses pessoais”, escreveu o ex-governador em seu perfil no Twitter.

A declaração também acontece no mesmo dia em que o atual governador do Paraná, Orlando Pessuti, também PMDB, encontrou-se com o presidente Lula, em Brasília, onde era esperada uma decisão sobre o destino de sua pré-candidatura à reeleição. Pessuti dizia buscar o apoio de Lula, enquanto o PT esperava que o presidente persuadisse o governador a desistir da reeleição. Dessa forma, PDT, PT e PMDB poderiam articular a base de uma única candidatura, preferencialmente do senador pedetista Osmar Dias.

“Consolidamos ainda mais a nossa amizade e a nossa parceria na política do Paraná e do Brasil, declarou Pessuti, lacônico, após o encontro com Lula. E completou: “Em nenhum momento, desistir da pré-candidatura passou pela nossa cabeça.”

A não desistência de Pessuti, aliada ao resultado de um almoço com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, e com o próprio Dias, parecem significar o fim do impasse que envolve a pré-candidatura do senador do PDT, frustrando os planos do PT. Bernardo teria se mostrado irredutível em relação à candidatura de Gleisi Hoffmann, sua esposa, ao Senado. Dias exigia o nome de Hoffmann como sua vice para concorrer ao governo. Pessuti também encontrou-se ontem, após chegar a Brasília, com o presidente do partido, o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP).

* Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: ParanáRoberto RequiãoOrlando PessutiOsmar DIas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG