PT questiona Ibope no Pará

Ana Júlia alega erros na pesquisa que aponta Jatene como favorito. E o PMDB pede documentos ao TRE

Pollyanna Bastos, iG Pará |

A Frente Popular Acelera Pará, que traz a governadora Ana Júlia Carepa (PT) como candidata à reeleição, impetrou medida cautelar no Trbunal Regional Eleitoral (TRE) contra a pesquisa do Ibope divulgada ontem. Os números apontam Simão Jatene (PSDB) em primeiro lugar na corrida ao Governo.

Na pesquisa induzida, Jatente aparece com 43% das intenções de voto, contra 33% de Ana Júlia. E na espontânea, o tucano tem 29% contra 18% da petista. A coligação de Ana Júlia alega falhas na pesquisa. Segundo o PT, o Ibope teria concentrado a coleta de dados na Região Metropolitana de Belém, sem levar em consideração as áreas rurais, onde Ana Júlia diz ter “maior" apoio.

De acordo com o Ibope, foram ouvidos 812 eleitores nas regiões Metropolitana de Belém, Nordeste, Sudeste, Marajó, Baixo Amazonas e Sudoeste do Pará. A divulgação da pesquisa foi anunciada para a última sexta-feira, mas foi adiada por um pedido de esclarecimentos da Frente Popular quanto à amostragem analisada.

O resultado foi divulgado ontem, após liberação judicial. O PMDB também contesta, alega que pesquisas internas mostram o candidato Domingos Juvenil com percentual quase duas vezes maior que os 6% do Ibope. O PMDB não decidiu se vai questionar os números, mas solicitou a documentação da pesquisa ao TRE.

Erro passado

Durante o horário eleitoral gratuito de ontem, PT e PMDB exibiram programas contestando os números do Ibope. Entre os argumentos, foi citado um erro de previsão do Ibope nas últimas eleições à Prefeitura de Belém.

Em pesquisa divulgada duas semanas antes da votação, Valéria Pires Franco (PSDB) aparecia como favorita, com 25% das intenções de voto. Na mesma pesquisa, a candidata Duciomar Costa (PTB) ficou em segundo, com 23%. Duciomar venceu com 35% dos votos, José Priante (PMDB) com 19% e Valéria ficou em terceiro lugar.


    Leia tudo sobre: eleições paana julia papt paibope papleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG