PT cede vice de Ana Júlia ao PR e isola Jader

Ana Julia e o PT-PA bateram o martelo nesta quinta, cansados de esperar uma definição do PMDB paraense, comandado pelo deputado

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O vice-prefeito de Belém, Anivaldo Vale (PR), foi escolhido para ser o candidato a vice-governador na chapa da governadora Ana Júlia Carepa (PT), à reeleição. Ana Julia e o PT-PA bateram o martelo nesta quinta-feira, cansados de esperar uma definição do PMDB paraense, comandado pelo deputado Jader Barbalho.

“A vice estava à disposição do PMDB mas decidimos não esperar mais por isso. A vaga será ocupada pelo vice-prefeito de Belém, do PR, um aliado importante”, disse o secretário de Comunicação do PT-PA, Bira Rodrigues.

O deputado Paulo Rocha (PT), que em 2005 renunciou ao mandato por envolvimento no escândalo do mensalão, será candidato ao Senado. Embora Jader tenha lançado o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Domingos Juvenil (PMDB), para o governo do Estado, o PT continua esperançoso quanto a uma aliança com o PMDB. “A segunda vaga ao Senado continua aberta e está à disposição do Jader. Basta ele querer”, disse o dirigente petista.

No entanto, os sinais de distanciamento entre o PT e o PMDB no Pará aumentaram durante a semana. Os presidentes de sete empresas estatais indicados por Jader se reuniram com a governadora e colocaram os cargos à disposição. Dois deles, os presidentes da Companhia de Saneamento (Cosanpa) e da Companhia de Habitação (Cohab), já deixaram os postos. Segundo levantamento da líder do PT na Assembleia, Bernardete ten Caten, Jader possui cerca de 340 indicados para cargos no governo estadual além de postos importantes do governo federal como a presidência da Eletronorte, cujo orçamento é de R$ 6,4 bilhões.

    Leia tudo sobre: jader barbalhoana júlia carepa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG