PT ameaça divisão no Tocantins

Prefeito petista apoia candidato do PR ao Senado, em detrimento do candidato do PT

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) em Tocantins articula a expulsão do prefeito da legenda em Palmas, Raul Filho, logo após as eleições. Isso porque o prefeito não apoia candidatura do partido ao Senado, Paulo Mourão. Deu preferência para João Ribeiro (PR), que concorre à reeleição na chapa de Siqueira Campos (PSDB).

A informação é do presidente interino do PT, Herlan Torres, falando em fidelidade partidária. Segundo ele, vários militantes e membros da executiva externam “insatisfação com a postura do prefeito. Cada vez que sai alguma notícia na mídia sobre isso recebemos vários e-mails e ligações dos militantes indignados,” afirmou.

Torres disse que Raul Filho “traiu o partido. De acordo com os estatutos do PT a comissão de ética pode aplicar desde advertência até expulsão. O diretório vai votar,” ressalvou. Raul Filho, por sua vez, afirmou que não pretende sair do PT e que não merece ser expulso da legenda.

Aliança nacional

O prefeito da capital do Tocantins lembrou que o PT tem aliança nacional com o PMDB na disputa pela sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a candidata de Lula, Dilma Rousseff, tem como colega de chapa a vice-presidente o deputado Michel Temer (PMDB). Raul apoia a reeleição do governador Carlos Gaguim (PMDB), adversário de Siqueira Campos (PSDB). 

Raul e Mourão se desentenderam logo após o prazo final para as convenções. O PT homologou a candidatura de Mourão ao Governo do Estado no dia 28 de junho. No dia 30 Mourão desistiu de disputar o Governo para compor com a chapa do governador e candidato Carlos Gaguim (PMDB).

O prefeito de Palmas não gostou da articulação feita por Mourão com a cúpula do PT, porque queira que sua mulher, a deputada estadual Solange Duailibe (PT) fosse indicada ao cargo. De lá para cá começou a fazer campanha pública contra Mourão.


    Leia tudo sobre: eleições toraul filho topt toribeiro toherlan torres

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG