PSB pede paciência para convencer Ciro a apoiar campanha de Dilma

Para o presidente do PSB de São Paulo, deputado Márcio França, adesão do colega é uma questão que exige tempo, paciência e gestos

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

AE
Ciro e Dilma juntos, antes de o deputado ser retirado da corrida presidencial
Aliados do deputado Ciro Gomes (PSB) avaliam que é apenas uma questão de tempo para que o ex-ministro embarque de vez na candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. “Vai demorar mais tempo ou menos tempo e o Ciro vai acabar incorporado à campanha nacional”, disse o deputado Márcio França, presidente do PSB de São Paulo. “Tem uma liturgia que precisa ser vencida. Para isso é preciso tempo, paciência e gestos”, completou.

O primeiro gesto público aconteceu nesta segunda-feira, em Brasília, quando a candidata aproveitou o evento de entrega das propostas do PSB ao seu programa de governo para fazer um afago em Ciro.

No final do discurso Dilma fez questão de mandar uma “saudação especial” ao ex-ministro: “Queria me referir a um líder em especial que é o ex-ministro Ciro Gomes. Eu respeito o Ciro Gomes, tenho amizade pelo Ciro Gomes e considero o Ciro Gomes meu companheiro de jornada. A jornada às vezes dá uns contornos. Mas quem tem o mesmo rumo, tem a mesma jornada. Tenho certeza que tenho o mesmo rumo do PSB”.

Em entrevista na semana passada, Ciro disse que permanecerá à margem da disputa presidencial e fará campanha apenas pela reeleição de seu irmão, Cid Gomes (PSB), ao governo cearense. Cid, no entanto, disse ao iG na segunda-feira que Ciro já está pedindo votos para Dilma no Estado. Nos bastidores a aproximação começou há cerca de um mês quando emissários da petista teriam procurado o deputado assim que ele voltou de uma temporada nos EUA,

O ex-ministro e a candidata teriam se encontrado em Brasília, aproximadamente 20 dias atrás, para aparar arestas remanescentes do processo de exclusão de Ciro da disputa presidencial. A expectativa no PT é de um acordo antes do início da propaganda eleitoral na TV, em agosto. Ciro foi procurado por meio de seu telefone celular mas não atendeu as ligações.

Acontece no dia 26 de julho o 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010 . Saiba aqui como participar.

    Leia tudo sobre: Ciro GomesDilma RousseffPSB

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG