Protesto contra o Exército no Tocantins

Associação de PMs e Bombeiros diz em nota que a categoria tem condições de manter segurança nas eleições

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

Em nota encaminhada à imprensa hoje a Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins manifestou contrariedade com a presença do Exército no Estado, para garantir a segurança nas eleições amanhã. O assessor jurídico da entidade, Auri-Wulange Ribeiro, afirma que a autorização da Justiça Eleitoral para o reforço de força federal ao pleito é uma ação do ex-governador e candidato Siqueira Campos (PSDB).

O advogado acusa o tucano de “tenta humilhar e intimidar os policiais militares do Tocantins trazendo o Exército novamente para a nossa Capital e algumas cidades do Estado e tentando incutir na cabeça das pessoas de que a Polícia Militar não tem competência de cumprir o seu papel constitucional”.

Palmas e mais cinco municípios com mais de 20 mil eleitores, além de cidades com aldeias indígenas, contarão com reforço de tropas federais no pleito deste ano. A solicitação para vinda do Exército foi feita pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que se baseou nas imagens de um vídeo em que aparece o secretário de Segurança Pública do Estado, Geraldo Donizete.

No vídeo,  o Secretário de Segurança aparece batendo com uma bandeira da campanha de Carlos Gaguim (PMDB) num automóvel com adesivos de Siqueira. O advogado chamou Siqueira de “ditador” que “manipula os meios de comunicação, levando fatos inverídicos às autoridades. Essa é a forma que ele sempre trabalhou. O secretário de Segurança tem o direito de manifestar posicionamento pessoal.”

Siqueira Campos

A assessoria da coligação “Tocantins Levado a Sério,” liderada pelo candidato a governador Siqueira Campos, tomou conhecimento da nota divulgada ao público pela Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado, mas ainda não se manifestou. Representantes da coligação, entretanto, informaram que Siqueira vai se reunir com a assessoria jurídica decidir o que fazer.

    Leia tudo sobre: eleições topm tobombeiros tosiqueira togaguim to

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG