Proporcional por partido só sairá após decisões do TSE

Presidente do TRE-RJ explica que divulgação do resultado por partido depende de definição do TSE sobre os candidatos sub-júdice

Vicente Seda, iG Rio de Janeiro |

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), desembargador Natametala Jorge, afirmou que o resultado proporcional da eleição por partidos só será divulgado após uma decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os candidatos sub-júdice. Ele explicou que isso ocorre porque, se a candidatura perder o registro, os votos para o candidato impugnado não irão para a legenda, mas para o "lixo".

"Enquanto o TSE não julgar todos os recursos, isso não pode ser divulgado. Antes, o voto em branco ia para a legenda, agora vai para o lixo. Todos os números serão divulgados. O sistema não nos permite mexer. Todos os votos, inclusive para os candidatos sub-júdice, vão para o Boletim de Urna. Mas, se depois o candidato perder o registro no TSE, os votos não vão para a legenda. Ou seja, se um puxador de votos perde o registro, cai a bancada", disse o desembargador.

Natametala Jorge informou ainda que, com o serviço de inteligência da polícia trabalhando para as eleições, chegou a haver denúncias até de milicianos tentando roubar urnas para fraude. "Mas fraudariam como? Se formos dar ouvido a tudo, não encerramos a votação. Tudo o que chega é verificado, estamos com a inteligência da polícia a nosso favor. O processo no Rio foi absolutamente tranquilo, espero que tenhamos sempre eleições assim", concluiu.




    Leia tudo sobre: eleições rj

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG