Privatização é tema central dos candidatos na TV

Enquanto Serra garante que não privatizará estatais, Dilma afirma que PSDB ameaça patrimônio público

Alessandra Oggioni, iG São Paulo |

O tema privatização foi um dos principais assuntos do programa eleitoral na TV dos dois candidatos à Presidência nesta sexta-feira. De um lado, José Serra (PSDB) defendeu que irá fortalecer as empresas públicas, como a Petrobras e o Banco do Brasil. De outro, Dilma Rousseff (PT) afirmou que o partido adversário possui histórico de privatizações e constitui uma “ameaça” ao patrimônio nacional.

O programa do tucano desta tarde negou que haja interesse do candidato em privatizar a Petrobras e acusou o PT de usar as estatais a favor de “interesses particulares” e para “loteamento de cargos”. “Vou prestigiar os funcionários concursados e de carreira e acabar com a corrupção”, afirmou Serra, que se disse alvo de “mentiras e afirmações falsas” por parte da campanha do PT.
Já a propaganda da petista Dilma Rousseff, por sua vez, criticou a administração do PSDB e disse que os tucanos têm “ânsia em privatizar o patrimônio público”. A ex-ministra afirmou, ainda, que um assessor de Serra teria demonstrado interesse em privatizar o pré-sal. “Isso é um crime contra o Brasil”, comentou a candidata, dizendo que os recursos do pré-sal serão destinados para educação, cultura e outros projetos.
Outras propostas
Além da privatização, Serra e Dilma também relembraram algumas de suas propostas de governo. O tucano falou na realização de obras voltadas para as Olimpíadas e para a Copa de 2014 e projetos de infraestrutura de portos, aeroportos, estradas e urbanização de favelas. Já Dilma Rousseff, citou proposta de criação de creches, unidades de atendimento médico e expansão da indústria naval, além de trazer o depoimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comentou sobre projetos realizados em sua gestão.

    Leia tudo sobre: eleições dilmaeleições serrapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG