Presidente do PT faz boca de urna e é preso em Minas

Nove candidatos a deputado foram detidos para prestar esclarecimentos sobre práticas de crimes eleitorais no estado

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

O presidente da regional do PT de Minas Gerais, Reginaldo Lopes, deputado federal que disputa mais um mandato, foi preso neste domingo por prática de boca de urna pela Polícia Federal em São João del-Rei, a 180 quilômetros de Belo Horizonte. O deputado negou que estivesse realizando qualquer ato ilegal, prestou depoimento, em que assinou um termo de ocorrência, e foi liberado logo em seguida.

Reginaldo Lopes afirmou à imprensa que “apenas” acompanhava o voto de sua esposa e permaneceu ao lado dela na fila. Logo depois, ele deixou o local e ficou na porta da zona eleitoral por cerca de 40 minutos, o que foi considerado como boca de urna e, por isso, foi abordado por policiais federais e detido para prestar depoimento. “Eu sou um homem público. Algumas pessoas vieram até mim, eu não fui até as pessoas”, disse.

 Até o momento, segundo boletim do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgado por volta das 15 horas, foram registradas 176 ocorrências com 42 pessoas detidas por prática de crime eleitoral, que inclui boca de urna, propaganda irregular e transporte ilegal de eleitores. Deste total, nove eram candidatos a deputado estadual ou federal, sendo oito por propaganda irregular e um por prática de boca de urna.

O TER registrou até agora a substituição de 194 urnas no estado. Apenas no município Mata Verde, a 720 quilômetros da capital, a urna eletrônica foi substituída pela votação por cédula. Em Tarumirim, município com 9.976 eleitores e 12 locais de votação a 283 quilômetros de Belo Horizonte, houve falta de energia. O TRE-MG enviou 20 baterias de reserva em helicóptero como uma medida preventiva, já que as urnas têm bateria interna que é acionada em caso de falta de energia e a votação ocorre normalmente.

    Leia tudo sobre: Eleições MG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG