Presidenciáveis participam de sabatina nesta quarta

Em novo encontro, José Serra, Marina Silva e Dilma Rousseff respondem a questionamentos de prefeitos em Brasília

Andréia Sadi, Fred Raposo e Priscilla Borges, iG Brasília |

Os principais candidatos à Presidência da República participam nesta quarta-feira (19) da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O trio Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) responderá a perguntas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e de prefeitos, mas não devem debater entre sim. Segundo a organização do evento, o público esperado é de quatro mil pessoas, entre autoridades, prefeitos e vereadores. O evento estava previsto para começar às 9h, mas atrasou quase uma hora.

Futura Press
Serra participa da marcha de prefeitos em Brasília
Por ordem de sorteio, Serra abriu o evento. Ele é o primeiro a responder as perguntas dos prefeitos, seguido por Marina e Dilma. As candidatas não dividem o palco com o sabatinado. Cada um terá uma hora para responder a nove questionamentos no plenário.

O formato do evento servirá como uma segunda prévia dos debates que deverão ocorrer após as convenções dos partidos, em junho. O objetivo da sabatina, segundo a organização do evento, é conhecer a opinião dos candidatos sobre temas da administração municipal. A presença de Lula está prevista para o encerramento do evento, no dia 20, às 10h30.

Uma das principais pautas do encontro será o repasse constitucional dos municípios. Para ser entregue aos candidatos e ao presidente, a CNM preparou pauta de reivindicações e deve incluir o apoio financeiro aos municípios para ajudar na recomposição das perdas no Fundo de Participação dos Municípios.

Esta é a segunda vez que os candidatos se encontram para evento neste mês. No último dia 5, pela primeira vez na mesma mesa, em Belo Horizonte, os candidatos se encontraram na abertura do 27º Congresso Mineiro de Municípios. Em manifestação endereçada aos prefeitos presentes ao evento, Dilma mencionou o PAC nas cidades históricas de Minas Gerais e o diálogo com os municípios interessados em reposição de PIS e Cofins.

No dia 25, o trio também deve se encontrar. Está previsto um evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília, com mais de 300 empresários.

    Leia tudo sobre: Dilma RousseffJosé SerraMarina Silva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG