PP ¿racha¿ o PSDB em Roraima

Neudo recebe adesões do vice-presidente, do tesoureiro e da ex-secretária-geral, que abandonam o tucano Anchieta

Ricardo Gomes, iG Roraima |

Revoada tucana em Roraima (RR). O deputado federal e vice-presidente Urzeni Rocha, a ex-secretária-geral Marluce Pinto e o tesoureiro do PSDB, Evandro Moreira, abandonaram a campanha à reeleição do governador Anchieta Júnior (PSDB) e agora pedem votos para Neudo Campos (PP). Alegam que Anchieta não tem “compromisso” e "discrimina" os filiados do PSDB.

Vários desentendimentos foram decisivos para os aliados políticos de longas datas protagonizarem a divisão. Um deles está relacionado à campanha eleitoral no primeiro turno, quando Rocha, Marluce e Moreira reclamaram do governador Anchieta. Os dissidentes tucanos asseguram que na reta final o governador Anchieta tratou “apenas” de cuidar de seus “interesses” próprios.

José Serra

Asseguram que o governador não dedicou a devida “importância” à candidatura de José Serra, por exemplo. Marluce, ex secretária-geral do PSDB, é viúva de Ottomar Pinto, que governou Roraima.  Após a morte de Ottomar, em dezembro de 2007, o vice-governador Anchieta assumir o governo.

Na eleição do primeiro turno, Marluce concorreu a uma vaga no Senado na coligação liderada por Anchieta, a “União Por Roraima.” Na coligação, ela dividiu a disputa com o senador reeleito Romero Jucá (PMDB), líder do governo Lula no Senado. Marluce alegou tratamento “diferenciado” durante a campanha, entre outros motivos.

Discriminação

E acabou por optar em apoiar opositor Neudo neste segundo turno. Por sua vez, Urzeni, que disputava o cargo de deputado federal pela mesma coligação, disse que Anchieta “não tem compromisso” com o PSDB. Alegou que o governador e candidato à reeleição descrimina os filiados do PSDB dentro da própria sigla.

Para Urzeni Rocha, Anchieta põe debaixo das “asas seus preferidos, desrespeitando os principais aliados.” Esses fatos provocaram uma verdadeira revoada de tucanos em direção aos antes opositores da coligação “Pra Roraima Voltar a Ser Feliz,” liderada por Neudo. Eles agora estão juntos no mesmo palanque.

    Leia tudo sobre: eleições roneudo roanchieta rodissidênciapp rrpsdb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG