PMDB suspende filiação de Moreira e abre processo de expulsão

Executiva nacional mantém aberto processo de intervenção sobre diretório catarinense; conflito afeta planejamento de tucanos em SC

Gabriel Costa, iG Brasília |

A executiva nacional do PMDB decidiu em reunião nesta quarta-feira suspender a filiação do presidente do diretório catarinense do partido, Eduardo Pinho Moreira, e levá-lo ao Conselho de Ética peemedebista, como represália pela aliança costurada com o Democratas do senador Raimundo Colombo, candidato ao governo do estado.

Na convenção regional do partido, no último sábado, 26, foi oficializada a candidatura de Moreira a vice do senador do DEM. Mesmo com a punição sobre p presidente regional, o processo de intervenção da cúpula nacional deve permanecer em aberto, à espera dos próximos movimentos do diretório catarinense. Na semana passada, a executiva estadual do partido entrou com uma ação cautelar em reação à ameaça de intervenção, mas o Tribunal de Justiça do Distrito Federal negou liminar solicitada.

A decisão do PMDB muda o cenário para os tucanos no estado. Com convenção marcada para esta quarta-feira, o PSDB recebeu orientação do comando nacional para anunciar apoio à aliança de peemedebistas e democratas, na recomposição da chamada tríplice aliança , formando um palanque único para José Serra. Com a situação de Moreira comprometida, no entanto, a possibilidade de candidatura própria, com o governador Leonel Pavan concorrendo à reeleição, pode voltar a ganhar força, assim como as negociações de aliança com o Partido Progressista.

A direção nacional do PMDB pressionava pela criação de uma chapa pura ao governo do estado, mas, na convenção de sábado, a proposta de lançamento de candidatura própria do deputado estadual Edison Andrino recebeu 129 votos, enquanto a aliança com o DEM ficou com 288 do total de 425 votos. Em entrevista ao iG na semana anterior ao encontro, Moreira afirmou não temer a intervenção da liderança do partido.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG