PMDB reelege todos os senadores que se candidataram à vaga

Partido mantém maior bancada da Casa, com 20 integrantes; PSDB teve apenas um senador reeleito e Arthur Virgílio perdeu eleição

Piero Locatelli, iG São Paulo |

O PMDB reelegeu todos os senadores que se candidataram ao mesmo cargo neste ano. Seis congressistas do partido foram reeleitos. Somados com três que terminam seu mandato em 2014 e outros 11 novos senadores, o partido manterá a maior bancada da Casa –um total de 20 parlamentares, quase um quarto dos 81 senadores.

O PT pode manter no Senado os seus três candidatos à reeleição. Delcídio Amaral (MS) e Paulo Paim (RS) foram reeleitos. Já a senadora Fátima Cleide (RO), terceira colocada na disputa por duas vagas, ainda depende do julgamento da candidatura de Ivo Cassol (PSDB) devido à Lei Ficha Limpa.

Os partidos da oposição não tiveram o mesmo sucesso na tentativa de reeleger seus parlamentares. O PSDB teve quatro candidatos à reeleição e somente um deles se reelegeu: Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O líder do partido, Arthur Virgílio (AM), o ex-presidente da legenda, Tasso Jereissati (CE), e Papaléo Paes (AP) perderam as eleições deste ano.

Outro partido que não conseguiu manter seus senadores foi o DEM, quatro candidatos da sigla não se reelegeram. Entre eles, o ex-vice-presidente Marco Maciel (PE), que sofreu a sua primeira derrota desde 1966. Demóstenes Torres (GO) e José Agripino (RN) foram os únicos bem sucedidos da legenda.

Renovação baixa

No total, 18 dos 29 senadores que foram candidatos à reeleição poderão continuar na Casa. Isso representaria um terço do total de vagas em disputa (54). É a menor renovação da Casa desde que ela foi totalmente reformulada nas eleições de 1990, a primeira sob a vigência da Constituição de 1988.

Desde as eleições de 1994, o número de senadores reeleitos aumenta em relação ao número de vagas disputadas. Naquele ano, nove senadores foram reeleitos para as 54 vagas em disputa (renovação de 83,3%). Na outra eleição em que dois terços da Casa foram renovados, em 2002, foram reeleitos 14 senadores (renovação de 74,07%). O índice de renovação neste ano foi de 66,6%.

A renovação no Senado, em todos esses anos, foi menor do que a da Câmara dos Deputados. Neste ano 44,6% das vagas na Câmara foram renovadas –vinte pontos percentuais a menos do que no Senado.

    Leia tudo sobre: eleições senadoeleições câmara

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG